– Hyundai (+ 11,4%) teve o maior crescimento entre as marcas mais vendidas
– As quatro tradicionais perderam espaço e as luxuosas tiveram altas expressivas
Embora com um volume ainda pequeno no total – 5.355 unidades – a Lifan foi a marca que mais cresceu em vendas em 2014, com um aumento de 136.5% sobre 2013, quando foram comercializadas 2.264 unidades. O desempenho é resultado da nova gestão da empresa no Brasil, assumida pela matriz chinesa a partir de outubro de 2012. Em pouco mais de dois anos a Lifan lançou três modelos: o utilitário esportivo X60, o chinês mais vendido no Brasil, o sedã 530 e o mini truck Foison, e conseguiu reverter a má imagem da marca estabelecida pelos antigos importadores.
Entre as marcas com grande volume de vendas, a Hyundai foi a que teve o melhor desempenho em 2014, com aumento de 11,4% sobre o volume vendido no ano anterior. A coreana, que colocou o HB20 hatch na quinta posição e o HB20 sedã em 15º lugar, vendeu 237.157 carros, contra 212.916 no ano anterior. Outra marca de grande volume com bom desempenho foi a Renault, que vendeu 237.223 unidades em 2014, com alta de 0,4% em relação a 2013.
Toyota, com 195.434 unidades vendidas e crescimento de 11% e Mitsubishi (59.288 e 1,9%) foram as outras duas marcas de grande volume (classificadas entre as dez mais) que tiveram aumento de vendas este ano. Todas as outras perderam participação.
A Honda (137.913 unidades vendidas) teve queda de 1%, desempenho que lhe garantiu aumento de participação, uma vez que o mercado teve queda maior: – 6,9%.
Mas as quatro marcas tradicionais – Fiat, GM, Volkswagen e Ford – perderam participação, pois apresentaram queda de vendas maior do que a média do mercado. A que mais perdeu foi a Volkswagen, vendeu 13,5% a menos que no ano anterior: foram 576.639 unidades, contra 666.755 em 2013. A que menos perdeu foi a Ford, que vendeu 308.099 unidades, 8% a menos que em 2013. A Fiat (698.255 unidades) teve queda de 8,5% e a GM (578.797 unidades) vendeu 10,9% amenos.
Luxo por cima
Se para o setor como um todo o ano foi ruim, o segmento de luxo teve em 2014 um dos seus melhores desempenhos dos últimos anos. Com exceção da Land Rover (-11,8%) e da Porsche (-26,2%), todas as demais marcas de luxo apresentaram crescimento em 2014, muitas delas aumentos expressivos de vendas.
A Audi quase dobrou o volume de vendas, tornando-se a segunda marca que mais cresceu na lista das quarenta. A Audi vendeu 12.487 unidades no ano passado, contra 6.692 no ano anterior, registrando um aumento de 86,6%.
A Mercedes-Benz vendeu 18,3% a mais, com 15.606 unidades, a BMW cresceu 6,9% (15.054 carros) e a Volvo aumentou as vendas em 6,4%, com um volume de 3.129 carros no ano passado.
Mesmo as marcas de luxo com pequena participação tiveram aumentos expressivos, caso da Jaguar, que vendeu 29% a mais, a Subaru (+52,8%) e a Lexus (+18,9%).
Quem mais perdeu
Na outra ponta da tabela, a Hafei foi a marca que mais perdeu em 2014, com queda de 64,6%, minguando para um volume de 976 unidades (vendeu 2.760 em 2013). A segunda que mais caiu (quase pela metade) foi a JAC, que vendeu em 2014 apenas 8.416 carros, contra 15.979 no ano anterior, uma queda de 47,3%.
Chrysler, com queda de 39,9% e Ssangyong, com -29,1%, também tiveram quedas expressivas, além das chinesas Jimbei (-27,4%) e Shineray (-21,4%).
A Citroën, que saiu da lista das dez mais vendidas, vendeu 18,6% a menos e sua parceira Peugeot perdeu 29,5%.
Veja o quadro completo das marcas que mais cresceram e as que mais perderam em 2014.
Pos. | Marca | 2013 | 2014 | Evol.% |
Qtd. | Qtd. | % | ||
1º | Lifan | 2.264 | 5.355 | 136,5 |
2º | Audi | 6.692 | 12.487 | 86,6 |
3º | Subaru | 737 | 1.126 | 52,8 |
4º | Troler | 1.147 | 1.483 | 29,3 |
5º | Jaguar | 307 | 396 | 29 |
6º | Míni | 1.965 | 2.486 | 26,5 |
7º | Lexus | 206 | 245 | 18,9 |
8º | Chery | 8.067 | 9.547 | 18,3 |
9º | Mercedes-Benz | 13.197 | 15.606 | 18,3 |
10º | Hyundai | 212.916 | 237.157 | 11,4 |
11º | Toyota | 176.083 | 195.434 | 11 |
12º | BMW | 14.077 | 15.054 | 6,9 |
13º | RDK | 184 | 196 | 6,5 |
14º | Volvo | 2.940 | 3.129 | 6,4 |
15º | Rely | 906 | 951 | 5 |
16º | Mitsubishi | 58.165 | 59.288 | 1,9 |
17º | Renault | 236.346 | 237.223 | 0,4 |
18º | Honda | 139.283 | 137.913 | -1 |
19º | Suzuki | 6.293 | 6.043 | -4 |
20º | Iveco | 4.058 | 3.874 | -4,5 |
21º | Mahindra | 633 | 602 | -4,9 |
22º | Dodge | 3.854 | 3.652 | -5,2 |
Mercado | 3.576.158 | 3.329.033 | -6,9 | |
23º | Nissan | 77.838 | 72.364 | -7 |
24º | Jeep | 3.589 | 3.311 | -7,7 |
25º | Ford | 335.047 | 308.099 | -8 |
26º | Fiat | 763.006 | 698.255 | -8,5 |
27º | GM | 649.778 | 578.797 | -10,9 |
28º | Land Rover | 10.650 | 9.391 | -11,8 |
29º | Volkswagen | 666.755 | 576.639 | -13,5 |
30º | Kia | 29.139 | 23.793 | -18,3 |
31º | Citroën | 66.120 | 53.811 | -18,6 |
32º | Shineray | 1.188 | 934 | -21,4 |
33º | Porsche | 1.115 | 823 | -26,2 |
34º | Jinbei | 932 | 677 | -27,4 |
35º | Ssangyong | 1.274 | 903 | -29,1 |
36º | Peugeot | 57.487 | 40.523 | -29,5 |
37º | Smart | 606 | 371 | -38,8 |
38º | Chrysler | 514 | 309 | -39,9 |
39º | JAC | 15.979 | 8.416 | -47,3 |
40º | Hafei | 2.760 | 976 | -64,6 |