A líder do segmento de carros elétricos, a chinesa BYD, começou a importação em 2020, com a chegada do SUV TAN EV e a partir daí, a empresa iniciou um ritmo frenético de lançamentos, o que levou os fabricantes brasileiros a solicitar ao governo a antecipação da aplicação da alíquota de importação, de 35%.
O pleito não foi atendido, mas a indústria local continua assustada com o que chama de “invasão chinesa”, ou seja, a participação ousada das marcas daquele país no Brasil, capitaneadas pela BYD, mas comtemplada com outras marcas, como a GWM, e também, Chery, JAC, Geely, Neta.
Em abril de 2022, a BYD iniciou as vendas do sedã esportivo HAN EV, trazendo soluções inovadoras em tecnologia e segurança.
A empresa chegou com um diferencial importante, oferecendo aos compradores a infraestrutura para a captação da energia necessária para o abastecimento dos seus veículos, com a instalação de painéis solares, que, de quebra, forneceria energia elétrica para o uso na residência, com o proprietário livrando-se dos custos da energia fornecida pela distribuidora local. E com o lançamento do Dolphin Mini, o consumidor passou a ter, ainda, um carregador portável.
Com a fábrica de Camaçari praticamente pronta (a primeira fora da Ásia), a BYD vai iniciar a produção no Brasil ainda no primeiro semestre de 2025, com a fabricação de dois modelos: o elétrico puro Dolphin Mini e o plug-in Song.
Treze modelos no catálogo
Com a chegada do Song Plus Premium, no fim do ano, a BYD soma 13 modelos à disposição do consumidor:
Tan EV: SUV elétrico puro de sete lugares, com potência de 108,8 kWh e autonomia de 430 km a 530 km.
Han EV: Sedã 100% elétrico, potência de 494cv, tração 4×4 e autonomia de 500 km.
Dolphin: Hatch compacto, motor de 95cv e autonomia de 291 km.
Dolphin Mini: Carro de entrada, é o elétrico mais vendido no mercado brasileiro. Tem autonomia de 280 km.
Dolphin Plus: Com bateria de 60,48 kWh, possui autonomia de 427 km.
Yuan Plus: SUV compacto elétrico, motor de 201cv e autonomia de 294 km.
King: Sedã híbrido, um motor 1.5 a gasolina e um elétrico que geram juntos 235 cavalos.
Picape Shark: Híbrida plugável, motor a gasolina turbo 1.5 de 183cv e dois elétricos que somam 435cv.
Seal: Sport Coupé, 100% elétrico de 531cv e autonomia de 372 km.
Yuan Pro: SUV 100% elétrico, com 177cv e autonomia de 250 km.
Song Pro: SUV Híbrido Plug-in, com potência combinada de 223cv.
Song Plus: SUV Híbrido Plug-in, com potência combinada de 235cv.
Song Plus Premium: SUV Híbrido Plug-in, autonomia combinada de até 950km e potência de 350cv.