Plataforma do novo carro servirá para futuros lançamentos da marca no Brasil
O Kardian estreia a plataforma modular da Renault, inaugura a nova linha de design, e chega para competir no segmento SUV compacto. Tem motor turbo TCe de 125 cavalos com 220 Nm de torque com câmbio automático de dupla embreagem. O motor foi desenvolvido em parceria com a Daimler; 90% da força máxima já é disponível em baixa rotação (1.750 rpm) e tem três modos de condução: Eco, Sport e My Sense (personalizável).
O Kardian vai competir diretamente com o Pulse da Fiat e Nivus da Volkswagen. Segundo a fábrica tem o melhor consumo entre os três: 13,1km por litro na cidade e 13,9 km por litro na estrada com gasolina. Tem três versões: Evolution 1.0 por R$ 112.790,00,  Techno 1.0 por R$ 122.990,00 e a Première Edition 1.0 por R$ 132.790,00.
O carro será comercializado também pelo sistema de assinatura. O cliente faz uma antecipação de R$ 14.900,00 e paga uma prestação mensal de R$ 1.599,00 pela locação em 18 meses.
Segundo a fábrica, o Kardian é o mais econômico do segmento no consumo urbano, faz 13,1 km/l com gasolina e 9 km/l com etanol, dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, que indica também que é o carro com a melhor eficiência energética da categoria, com 1,59 MJ/km.
O carro vem com freio de estacionamento eletrônico, alavanca de marchas, customização da condução, seis airbags em todas as versões, 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e ambiente personalizado com oito opções de cores diferentes.
Na dianteira, dois módulos de cada lado, sendo o superior uma faixa estreita com os faróis de rodagem diurna (DRL) e os piscas e o módulo full led. Mede 4,12 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,54 m de altura, ângulos de ataque e saída de 20° e 36°, respectivamente e um entre-eixos de 2,60 m e capacidade do porta-malas de 358 litros. Rodas aro 17. Quatro entradas USB (duas na frente e duas atrás) e espaço para smartphone e recarga por indução. Alavanca de marchas por manopla, freio de mão eletrônico disponível a partir da versão Techno, painel de instrumentos digital de 7” com três modos de visualização: um traz as informações dos sistemas de assistência ao condutor (ADAS), outro destaca o conta-giros e um terceiro prioriza a velocidade com design minimalista. A central multimídia de 8” tem conexão Android Auto e Apple CarPlay com e sem fio.
Conta com seis airbags (frontais, laterais e dois do tipo cortina, de série, controle eletrônico de estabilidade (ESP), que entra em ação quando detecta que o veículo não está seguindo a trajetória detectada pelas manobras do motorista.
Segurança 
Com a nova plataforma modular da Renault, o Kardian traz vários dispositivos de assistência ao motorista.
Controle de velocidade adaptativo (ACC): ajusta automaticamente a distância do veículo da frente. Quando um veículo é detectado à frente, o controle de velocidade adaptativo mantém uma distância de segurança.
Alerta de colisão frontal (FCW): adverte o motorista em caso de risco de colisão frontal.
Frenagem automática de emergência (AEB): para automaticamente o carro se o condutor não reagir a tempo.
Alerta de distância segura (DW): adverte o motorista sobre a proximidade do carro que vai a frente.
Alerta de ponto cego (BSW): avisa quando o éculo se encontra fora do seu campe de visão, durante uma mudança de faixa, por exemplo.
Câmera multiview: facilitam as manobras em marcha à ré e de estacionamento.
Câmera de estacionamento traseira
Sensor de estacionamento traseiro
Sensor de estacionamento frontal
Sensor crepuscular: acende automaticamente os faróis de acordo com a iluminação externa.
Controlador de velocidade: mantém o carro na velocidade programada sem necessidade de pisar no acelerador.
Limitador de velocidade:
Assistente de partida em rampa (HSA): mantém o carro parado durante dois segundos impedindo que ele retroceda quando o motorista tira o pé do pedal do freio
Fabricado no Paraná, o Kardian é o primeiro dos sete novos carros que a marca vai lançar até 2027, conforme o plano global.
“O Kardian entra num novo segmento de mercado e coloca a Renault numa nova fase de crescimento no Brasil, disse Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
VERSÕES
Evolution turbo – R$ 112.790,00
6 airbags (frontal, lateral e de cortina)
• Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)
• Assistente de partida (HSA)
• Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré
• Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)
• Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
• Cluster digital 7”
• Câmbio e-shifter
• Paddle-Shift
• Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio
• Ar-condicionado digital com função auto
• Retrovisores externos com ajuste elétrico
• Faróis e assinatura luminosa 100% em LED
• Barras de teto funcionais e modulares em preto
• Roda flexwheel biton 16”
• Aerofólio traseiro
• Start&Stop
• Modo ECO com EcoScoring
• Volante com ajustes de altura e profundidade
• Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento
• Vidros elétricos para passageiros
Techno turbo – R$ 122.990,00
Todos os equipamentos da versão evolution mais:
• Frenagem automática de emergência (AEBS)
• Alerta de colisão frontal (FCW)
• Freio de estacionamento eletrônico
• Console elevado com apoio de braço
• Painéis e volante com acabamento em revestimento premium
• Roda de liga leve 17” diamantadas bíton
• Chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free
• Partida remota do motor
• Saídas USB-C para o banco traseiro
• Seis alto-falantes
• Vidros dos passageiros com função one-touch e antiesmagamento
Opcional: Teto bíton em preto Nacré
Première edition turbo– R$ 132.790,00
Todos os equipamentos da versão techno mais:
• Controle de velocidade adaptativo (ACC)
• Câmera Multiview (MVC)
• Alerta de ponto cego (BSW)
• Alerta de distância segura (DW)
• Sensores de estacionamento frontal
• Faróis de neblina em LED
• Sensor crepuscular
• Multi-Sense com modos de condução Eco, Sport e My Sense (personalizável)
• Ambient lighting (iluminação dinâmica e personalizável no interior)
• Carregador de smartphone por indução
• Roda de liga leve 17” diamantada e escurecidas
• Antena shark
• Teto bíton preto Nacré
• Badge lateral “Premiere Edition”
• Skis na cor prata acetinada
• Grade frontal em preto brilhante