– Honda (88,3%) e Fiat (87,6%) são as mais dependentes do mercado brasileiro, onde Peugeot tem apenas 32,2%
Não foi só o mercado automobilístico brasileiro que sofreu com a queda de vendas. A comercialização de veículos na América do Sul também caiu em 2014. Foram vendidos no ano passado 5.301.327 unidades, contra 5.939.644 em 2013, o que representa uma queda de 10,7%, maior portanto que a do Brasil (7,1%).
A GM foi a líder na América do Sul em 2014, com 875.288 unidades vendidas, sendo que, só no Brasil a montadora vendeu 578.802 unidades, ou 66,1% do total no Continente.
A Fiat, líder no Brasil, ficou com o segundo lugar no ranking da América do Sul, com 796.647 unidades, sendo que 87,6% desse no Brasil (698.255).
A Volkswagen é a terceira montadora que mais vende na América do Sul, com 763.016 unidades comercializadas no ano passado (81,2% das vendas da marca foram feitas no Brasil: 619.272).
Quarta colocada no mercado brasileiro, a Ford é também a quarta na América do Sul, com 471.945 carros no ano passado: 69,4% do total foi vendido no mercado brasileiro.
A francesa Renault vendeu 387.085 no Continente e 237.228 (61,3%) no Brasil e a Toyota vendeu 345.242 unidades na América do Sul, sendo que 56,6% no Brasil (195.436 unidades).
Na lista das dez marcas mais vendidas na América do Sul, a Peugeot é a que menos depende do Brasil. Do total de 126.043 carros comercializados em todo o Continente no ano passado, apenas 40.534 foram no Brasil, ou 32,2%.
Já a Honda é a mais dependente do mercado brasileiro: nada menos do que 88,3% de todas as vendas na América do Sul (156.141) foram feitas no Brasil em 2014 (137.914). A Fiat também te grande dependência do mercado brasileiro: 87,6% das vendas da marca na região são feitas no País.
A única diferença entre os dez primeiros no Brasil e na América do Sul é o décimo colocado, que no Brasil é a Mitsubishi e na América é a Peugeot.
Há também uma troca de posições: no Brasil a Hyundai é a sexta colocada e a Toyota é a sétima. No ranking da América do Sul as duas trocam de posição.
Veja o ranking das dez montadoras que mais vendem na América do Sul
Class. | Marca | América do Sul | Brasil | Brasil % |
1) | GM | 875.288 | 578.802 | 66,1 |
2) | Fiat | 796.647 | 698.255 | 87,6 |
3) | Volkswagen | 763.016 | 619.272 | 81,2 |
4) | Ford | 471.945 | 327.705 | 69,4 |
5) | Renault | 387.085 | 237.228 | 61,3 |
6) | Toyota | 345.242 | 195.436 | 56,6 |
7) | Hyundai | 338.472 | 237.160 | 70,1 |
8) | Honda | 156.141 | 137.914 | 88,3 |
9) | Nissan | 143.316 | 72.366 | 50,5 |
10) | Peugeot | 126.043 | 40.524 | 32,2 |