Modelo, que completa a linha XT Heavy Tripper, custa quase R$ 1 milhão
A Scania decidiu ir além no segmento de pesados e lançou o G 540, caminhão com tração 10×4 para o segmento extrapesado e capacidade de carga de 55 toneladas. Apesar da alta performance, o caminhão promete custo total de operação competitivo ao mercado, versatilidade e produtividade.
O caminhão chega para completar a linha XT Heavy Tipper, que já tem os modelos com tração 6×4 e 8×4 e capacidade de carga de 44 toneladas.
O motor que equipa o G 540 é um XPI de alta pressão com 540 cavalos de potência e 2.700 Nm de torque.
Para maior suporte de carga, o quinto eixo do caminhão tem novo mecanismo de acionamento e agora fica à frente da suspensão traseira. Os amortecedores, barras estabilizadoras e molas também foram reforçados.
Ao mesmo tempo, para maior segurança nas operações, o caminhão tem novo sistema de freio, mais robusto, para suportar frenagens bruscas e em terrenos irregulares. Além disso, tem freio hidráulico auxiliar que proporciona economia de combustível e diminui custos de manutenção por diminuir o uso dos freios de serviço.
O câmbio automático tem 14 velocidades e,conectado ao freio do eixo secundário, promete troca de marchas mais rápidas e suaves.
Completam os itens de série o controle de tração, assistente de partida em rampa, para-choque de aço, proteção dos farois e retrovisores reforçados. Como opcional tem os airbags de volante e de cortina (lateral).
A cabine tem três opções de tamanho: P,M e G, que prometem ergonomia, conforto e bom espaço interno.
O preço do caminhão é R$ 950 mil.
Kalyne Rannieri