Faltando oito dias de vendas, situação de marcas e modelos estão consolidadas. Venda diária em dezembro é a melhor desde 2020
Tudo está definido nas vendas de veículos em 2023. Faltando apenas oito dias úteis para o encerramento do ano, as posições no ranking por marca e por modelo já estão cristalizadas, sem a menor possibilidade de mudanças.
O que pode ocorrer é um aumento significativo de licenciamentos nos últimos dias do ano, mas sem alterar posições na lista dos mais vendidos. Até mesmo o volume de vendas diárias já bateu o recorde do ano. Foram 10.695 unidades por dia até esta segunda-feira (18/12/2023), número melhor do que o recorde anterior, registrado em novembro de 2020, quando foram vendidos 10.713 carros por dia.
No ranking por marca, a Fiat confirma uma liderança incontestável, com quase meio milhão de unidades vendidas e 21,9% de participação, colocando quase seis pontos percentuais sobre a Volkswagen (15,7%), segunda colocada, e mais de seis sobre a GM (15,7%).
Nas demais posições, Toyota, Hyundai, Jeep, Renault, Honda, Nissan e Peugeot. A Caoa Chery, que em alguns meses entrou na lista das Dez Mais, ficou de fora no balanço do ano e a BYD também não figurou entre as mais vendidas, ela que nos últimos meses do ano chegou a registrar dois pontos percentuais de participação. No ranking por modelo, a Fiat Strada é mais uma vez o veículo mais vendidos no Brasil em 2023.
Os números finais você vai ter aqui no dia primeiro de janeiro de 2024.