O investimento foi de R$11,4 milhões
A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) inaugurou o novo Design Center Latam, localizado na fabrica da Fiat em Betim, Minas Gerais. Visitamos o lugar que é considerado o maior estúdio de design automotivo da América Latina, resultado de investimentos de R$ 11,4 milhões com cerca de 150 profissionais responsáveis pela criação de novos projetos.
Com uma área de 2.700 metros quadrados, divididos em dois pavimentos, o novo Design Center traz na bagagem o conhecimento de 17 anos de plena atividade, período em que foram desenvolvidos mais de 15 novos modelos e oito carros-conceito, todos da marca Fiat para os mercados brasileiro e latino-americano.
“Nascemos como Centro Estilo Fiat do Brasil em 2002. São 17 anos de uma área que, agora, se torna multimarca e encara o desafio de também experimentar novas ideias, formas e materiais para as marcas Jeep e RAM para a América Latina”, afirma o diretor do Design Center Latam, Peter Fassbender.
O Design Center traz como diferencial a tecnologia. O laboratório de User Experience (UX) possui simuladores desenvolvidos especialmente para testar a usabilidade de soluções de interfaces e conectividade, além de percepções do design interno e externo dos veículos. Desenvolvido pela FCA em parceria com uma empresa de inovação do Polo Tecnológico de Campinas, o simulador cria um ambiente que busca representar de maneira realista condições variadas de direção. A interação com o trânsito, como ultrapassagem de carros e a presença de pedestres, é sincronizado aos sinais do veículo, como aceleração e freada, por meio de Inteligência Artificial.
A plataforma é modular, permitindo a troca de componentes com rapidez, seja da Fiat, Jeep e RAM.
De acordo com Peter Fassbender, nova onda de investimento está prevista para os próximos anos para a construção de um segundo prédio, ao lado do atual, para abrigar os equipamentos de usinagem, impressora 3D, além de outros espaços.
Ao longo dos 17 anos, foram desenvolvidos vários modelos e tem mais por vir. Até o primeiro semestre do ano que vem chega a nova Strada e o Fastback, um SUV cupê apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, que foi bem aceito pelo público e agora está caminhando para o início da produção, que deve acontecer só em 2021, além de um SUV compacto para os próximos cinco anos.