– PSA mostra projeto em feira de tecnologia em Las Vegas
Dentro de dez anos os carros produzidos em série terão um sistema de segurança semelhante ao utilizado na avião, a caixa preta, com o objetivo de ajudar a perícia a detectar as razões dos acidentes.
A caixa preta do carro será acompanhada de uma rede de vídeo de alta definição, formada por câmeras de minúsculas dimensões que se conectam com um computador central e gravam imagens do carro em funcionamento.
A novidade foi apresentada pela PSA em Las Vegas, EU, na semana passada, numa feira de componentes eletrônicos para veículos automotores. O grupo francês contratou os serviços da empresa de rastreamento Garmin para desenvolver o sistema de segurança para os futuros modelos das marcas Peugeot, Citroën, DS e Dong Feng.
O sistema vai manter a gravação ininterruptamente, como as câmeras de edifícios, e registrará na memória os 30 segundos anteriores e os 60 posteriores a qualquer movimento repentino do veículo, como uma freada brusca.
Os técnicos consideram que o sistema poderá oferecer informações valiosas para esclarecer causas de acidente.
O sistema permite também a gravação constante de imagens do que ocorre em cada um dos assentos traseiros do carro, da parte externa, do ângulo de visão do motorista e poderia contribuir para mudar os maus hábitos na direção. (Flash de Motor).