O valor de revenda de um carro é talvez o principal atributo que o consumidor brasileiro leva em conta na hora da compra. Afinal, ele quer perder o menos possível na hora da revenda, por isso ele procura aquele carro que menos desvaloriza.
E que carro é esse?
É o carro popular, o sedã, o utilitário esportivo, o carro que vende muito, o que vende pouco? O luxuoso, a picape? O carro que tem a manutenção mais barata?
Só tem um jeito de saber: calculando caso a caso quanto o modelo perde de valor depois de um ano de uso. É isso que a Agência Autoinforme faz desde 1996: com base na tabela de preços da Molicar e levantando outras informações do mercado, a Autoinforme elabora o Estudo de Depreciação, que abrange todos os carros vendidos no mercado brasileiro e com base nesse levantamento, lançou o Prêmio Maior Valor de Revenda, que neste ano está em sua terceira edição e vai premiar modelos de 17 categorias que tiveram o melhor comportamento de preço no primeiro ano de uso, além do campeão geral, o carro que menos perdeu valor no mercado.
Concorrem ao prêmio carros que venderam nos últimos doze meses no mínimo 1.000 unidades por ano.
A entrega do prêmio neste ano será no próximo dia 16 de novembro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, que este ano será no São Paulo Expo, na rodovia dos Imigrantes.
O Prêmio tem a parceria da Textofinal de Comunicação Integrada e já se tornou um importante indicador econômico, para uso de montadoras, importadoras e concessionárias de veículos, consumidores, administradores e proprietários de frotas, além de bancos, financeiras e seguradoras, e, principalmente, é uma referência ao público consumidor, que tem uma orientação precisa sobre os carros que melhor oferecem esse importante atributo.
O Ônix, da GM, foi o campeão geral das duas edições anteriores do prêmio, em 2014, com uma depreciação de 8,5% e em 2015, com um índice de 7,6%.
Neste ano concorrerão 17 categorias: Entrada, Hatch compacto, médio e Premium; Minivan/Minivolume; Perua; Picape pequena e média; Sedã entrada, compacto; médio e grande; SUV entrada, compacto, médio e grande.