A descarbonização é a discussão na ordem do dia no setor automotivo. Na última reunião da Anfavea o presidente da entidade, Marcio Lima Leite, entregou ao vice-presidente da República, Geraldo Alkmin, um estudo que prevê medidas necessárias para a redução das emissões no próximo período.
E a AEA, Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, realiza no próximo dia 26 de setembro, o seu Seminário de Manufatura, que vai discutir os impactos do segmento na descarbonização da mobilidade.
Organizado por Carlos Sakuramoto (GM), Anderson Borille (ITA), Fernando Villela (Stellantis), Gustavo Bicalho (Stellantis) e Carolina Assumpção (Denso), o evento será aberto oficialmente por Marcus Vinicius Aguiar, presidente da AEA, seguido por Fernando Vilella, que fará introdução ao seminário, por Carlos Sakuramoto e Anderson Borille, que conduzirão a apresentação do 5º Desafio de IA e IoT, e a entrega dos Prêmio Destaque Novos Engenheiros, a ser conduzida por Marcelo Massarani, professor da Poli/USP.
Serão quatro palestras:
Roberto Medeiros, da CNI, fala sobre O Senai no Mover: impulsionando os 4R’s para uma mobilidade mais sustentável. Vão se pronunciar ainda Fabio Sena (Stromatic), Joachim Lorenze (Dürr) e Marco Colosio, que vai progferia a palestra Simulação computacional do berço ao portão.
No período da tarde haverá mais sete palestras:
 Giordana Flor (General Motors) fala sobre Pegada de carbono – berço ao túmulo;
Adriano Griecco, da Renova Ecopeças, abordará o tema Ecopeças;
Arthur Rufino (Octa) fala sobre Descomissionamento;
Thiago Gomes (Firjam) discorre o tema Reciclagem de plástico;
Eiti Iwamura (Denso) apresenta um Case Tier 2;
Rogério Borili (Becomex) fala sobre Projeto inventário de carbono E
Luiz Brant (ABGI) sobre Recursos financeiros para Inovação e ESG
O evento acontece no Senai, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, em São Caetano do Sul.