Hatch “alegre e divertido” lançado nesta terça-feira (28) vai concorrer com campeões de venda
O segmento dos carros hatchs, o maior do Brasil (738 mil unidades em 2019 e 28% das vendas totais) ganhou um novo concorrente a partir desta terça-feira, 28 de janeiro de 2020. A Kia Motors, no entanto, não tem a pretensão de fazer do Rio um ícone do segmento, pelo menos em relação ao volume de vendas. Ao contrário, os planos para a venda do novo modelo são modestos. Afinal, o segmento reúne os campeões de venda do Brasil. Mas o carro completa a linha da Kia no Brasil, que passa a atuar em todos os segmentos do mercado.
Segundo José Carlos Gandini, presidente da importadora, o Rio deve conquistar dois pontos percentuais do segmento, disputando o mercado mais diretamente com os hatchs mais equipados. A proposta é entregar às concessionárias, cuja rede será ampliada para receber o novo modelo, 2.400 unidades este ano, complementando as 12 mil unidades projetadas pela Kia para 2020.
“Um volume bem menor do que o que a marca já vendeu no Brasil – lembrou Gandini, destacando que a Kia chegou a negociar 80 mil unidades em 2012 – mas que mostra um avanço das vendas”. O dirigente está otimista com a economia do País, mesmo lamentando o dólar a mais de R$ 4,00, o que reduz o poder de venda no mercado interno.
O Rio tem duas versões, ambas com motor 1.6 flex de 130 cavalos usando álcool e 123cv com gasolina. A LX, que custa R$ 69.990,00, e a EX, por R$ 78.990,00. Ambas têm garantia de cinco anos ou 100 mil km.
O carro é bonito, tem linhas agradáveis, um porte interessante e um interior bem acabado e bem equipado.
“O Rio é um carro que tem tudo a ver com o Brasil. É alegre e divertido e seu nome remete ao Rio de Janeiro, cidade-símbolo do nosso País e referência em belezas naturais, musicalidade e estilo de vida”, considera José Luiz Gandini.
Produzido no México, o carro está em sua quarta geração, É um dos modelos mais vendidos da marca: foram 6,7 milhões de unidades em 20 anos.
Veja a entrevista de Joel Leite com José Luiz Gandini