Embora importante no mercado brasileiro, com cerca de 14,6% de participação no mercado interno, os segmentos dos sedãs – de entrada e compactos – enfrentam um momento de queda no mercado. Eles também foram atingidos pela preferência do consumidor pelos utilitários esportivos.
Enquanto mercado cresceu 9,4% no ano passado, os sedãs de entrada perderam 1,9%. Foram vendidas 275.712 unidades, e o segmento ficou com 12,7% de participação, contra 14,2% no ano passado, quando foram emplacados 281.424 sedãs compactos.
Os sedãs compactos perderam menos: venderam um volume próximo de 2016. No ano passado foram 40.241 e no ano anterior 40.729.
O sedã mais vendido é o Prisma, com 68.992 unidades em 2017. A seguir vem o Voyage, com 40.822, o HB20s com 32.233, o Etios com 31.396 e em 5º lugar o Ka (27.656).
Seguem o Logan com 26.017 unidades, o Grand Siena com 24.958 e o Versa com 23.370. Todos eles vendem mais do que o mais vendidos dos sedãs compactos, que são o Cobalt (22.949) e o City, com 15.977 unidades no ano passado, conforme você vê nos quadros.