A Volvo lançou mais um eletrificado no Brasil: o utilitário esportivo XC40 R-Design híbrido plug-in, que estreia o novo conjunto motor T5 com dupla embreagem, um motor elétrico de 82 cavalos e um motor turbo à gasolina 1.5 de 180 cavalos. A potência combinada é de 262 cv.

Com ele, a Volvo passa a ter a metade dos carros vendidos no Brasil eletrificados. O objetivo da marca é atingir 100% até o final de 2021.

Por dentro, o SUV está mais simples, com poucos detalhes e tem teto solar panorâmico. O painel tem duas telas, uma 12,3 polegadas e outra de nove polegadas touchscreen, que mostram as informações essenciais do veículo, os comandos e opções de ajuste, além do sistema multimídia com conexão bluetooth e com sistemas operacionais IOS e Android.

Outros itens de destaque são o carregamento de celular por indução e o sistema de som com 13 autofalantes.

O SUV tem assistente de direção, controle de cruzeiro que mantém distância do veículo a frente e velocidade programada pelo motorista. Freio automático, alerta de mudança de faixa, assistente de partida na subida e descida, alerta de ponto cego e alerta de colisão. Conta com abertura e fechamento elétrico do porta-malas e ar-condicionado de zona dupla.

O carro é equipado com rodas de liga leve de 20 polegadas, espelhos retrovisores elétricos e chave inteligente, que abre o carro por aproximação.

Com a proposta de é um carro de alto desempenho e para o dia-a-dia, o SUV tem cinco modos de condução:

– Híbrido: prioriza o uso combinada do motor elétrico e combustão otimizando potência e consumo de combustível;

– Puro: usa só motor elétrico, tem baixo consumo e emissão zero. Indicado para uso urbano;

– Power: usa os dois motores e explora a potência máxima do carro;

– Off-road: para condução em terrenos irregulares, de terra e com muitos buracos;

– Individual: o motorista escolhe ajusta conforme quer.

O carro está disponível nas concessionárias por R$ 245.950,00.