Muitas montadoras, ao anunciar os atributos do carro que está vendendo, destacam os bancos de couro sintético, ou então bancos de couro ecológico.
O que é isso? Isso significa que o carro não tem banco de couro, isto é, o banco não é feito de couro de verdade, de pele de animal.
O banco de couro, que equipa alguns carros, é de qualidade superior, é facilmente identificável dada as suas características e tem uma textura diferenciada; é impermeável e tem maior elasticidade.
É mais caro e dura muito mais tempo do que materiais sintéticos. O banco de couro é confortável, o material é fresco do calor e aconchegante no frio. Se for de boa qualidade e bem tratado, o carro acaba e o couro do banco ainda está em boas condições.
Já o material sintético é feito a partir de compostos químicos, como o poliuretano, que lembra superfícies de vinil e resina.
O que as montadoras chamam de couro ecológico é material produzido pelo mesmo processo do couro sintético, mas feito de material orgânico. Portanto o seu valor ecológico é relativo.
Chama-se ecológico porque estaria preservado e vida dos animais. E o termo couro ecológico muitas vezes é usado para se referir ao couro sintético.