SUV médio traz linhas limpas, muita tecnologia e muito material reciclado

O EV5 é o primeiro elétrico puro que a Kia traz para o Brasil, diversificando a sua linha de produtos, que conta com vários híbridos, além dos modelos a combustão.

Importado da China, o EV5 traz um desenho diferenciado, com linhas retas e limpas e um acabamento primoroso.

O carro tem uma autonomia de 402 km com uma carga na bateria, conforme dados (conservadores) do Inmetro. Segundo o WLTP – Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure, o Kia EV5 pode chegar a um alcance de 550 km. Tem potência de 160 kW, o equivalente a 217,5 cavalos, com torque de 31,6 Kgf.m. Faz de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. O consumo na cidade é equivalente a 37,6 km/l, e 30,5 km/l na estrada. A eficiência energética do motor elétrico é de 0,63 MJ/km.

Usando corrente contínua (DC) de 360 kW, a bateria do EV5 chega a 80% da capacidade em apenas 27 minutos e em estação de 50 kW em 83 minutos. Em alternada (AC) em rede trifásica leva 8h10.

O carro conta com volante multifunção, três display que, somados, têm 29.9 polegadas, quatro modos de condução, quatro entradas USB. O painel manteve botões físicos, para quem preferir o acionamento manual. A abertura do porta malas é feia por aproximação

Tecnologias
O EV5 traz equipamentos de alta tecnologia, com o Adas – Advanced Driver-Assistance System, oferecendo uma condução semi-autônoma, entre eles:
Alerta de fadiga do condutor incluindo partida do veículo à frente de prevenção de colisão por ponto cego
Saída de faixa de rodagem
Saída em segurança
Assistentes de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado
Centralização na faixa de rodagem
Permanência na faixa de rodagem
Prevenção de colisão frontal
Frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres e ciclistas
Prevenção de colisão frontal incluindo conversão em cruzamentos
Câmeras de ré com guias dinâmicas de estacionamento
Visão 360°
Monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos Piloto automático adaptativo
Assistente de congestionamentos
Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros

Crescimento
Está prevista a importação de vionte unidades do EV5 por mês, até o fim do ano, quando a empresa passa a trazer também o SUV grande EV9, o seu segundo elétrico puro.

Embora ocupando um nicho do mercado, o EV5 deve contribuir para o crescimento da marca no Brasil, que obteve uma participação acima da média do mercado no acumulado janeiro-agosto, com 14,7%, contra 13,4% no mercado total.

A Kia passou a investir globalmente nos modelos eletrificados, mas, ao contrário de algumas marcas, não deu uma guinada abrupta, abandonando o sistema a combustão. Assim, trabalha com todas as tecnologias.
O pacote de benefícios ao comprador do EV5 inclui assistência 24 horas durante os cinco primeiros anos, mesmo prazo da garantia. Em relação à bateria, a garantia se estende por oito anos ou 160 mil quilômetros.

Itens sustentáveis
A Kia usou no EV5 materiais reciclados, resgatados dos oceanos e reconstituídos. No total, foram utilizadas cinco mil toneladas desse tipo de material na produção. Os materiais resgatados fazem parte de componentes plásticos, tecidos dos bancos, pintura etc.

O Kia EV5 concorre diretamente com o Volvo XC 40 e o BMW iX1 e custa R$ 400 mil.