– Balanço de março indica que mercado respira: crescimento de 6,1% no mês leva quase ao empate no trimestre em relação a 2016
Para um setor que há anos não divulga uma boa notícia, o aumento de 6,1% nas vendas em março pode significar um respiro e, quem sabe, o início da sonhada retomada. Mas é preciso tratar esse resultado com cautela: as 183.868 unidades vendidas foram consequência de um mês longo, com 23 dias úteis. Tanto que as vendas diárias continuam no patamar das sete mil unidades: 7.994 carros/dia.
O crescimento em relação a fevereiro foi grande, 38,9%, embora, como se sabe, a comparação é com um mês curto, com feriados de Carnaval. O mais significativo é o resultado do acumulado no trimestre: foram vendidos de janeiro a março 459.856 carros e comerciais leves, apenas 1,1% a menos do que no mesmo período do ano passado, que teve 465.042.
Na briga entre as montadoras, a GM consolida a cada mês a liderança: fechou março com 16,9% e deixou as principais concorrentes bem distantes: Fiat e Volkswagen estão praticamente empatadas, mas mais por queda da Fiat do que crescimento da Volks. A italiana fechou março com 12,9% (23.735 unidades) e a alemã 12,8% (23.450) e ficaram a menos de três pontos da Hyundai, quanta colocada com 10,1%.
A Ford, quinta colocada com 16.825 unidades (9,2%), é seguida de perto pela Toyota, que cresceu e fechou o mês com 9,1% e 16.634 carros. Renault, Honda, Nissan e Jeep fecham a lista das dez marcas mais vendidas no mês.
Veja o ranking das 40 marcas mais vendidas em março
Class. | Marca | Unidades | Part.% |
1º | GM | 31.012 | 16,9 |
2º | Fiat | 23.734 | 12,9 |
3º | Volkswagen | 23.450 | 12,8 |
4º | Hyundai | 18.598 | 10,1 |
5º | Ford | 16.825 | 9,2 |
6º | Toyota | 16.634 | 9,1 |
7º | Renault | 13.089 | 7,1 |
8º | Honda | 11.995 | 6,5 |
9º | Nissan | 8.677 | 4,7 |
10º | Jeep | 7.622 | 4,2 |
11º | Peugeot | 2.229 | 1,2 |
12º | Citroën | 1.890 | 1 |
13º | Mitsubishi | 1.819 | 1 |
14º | Mercedes-Benz | 1.067 | 0,6 |
15º | Audi | 907 | 0,5 |
16º | Kia | 828 | 0,5 |
17º | BMW | 744 | 0,4 |
18º | Land Rover | 519 | 0,3 |
19º | Suzuki | 356 | 0,2 |
20º | Jac | 293 | 0,2 |
21º | Volvo | 259 | 0,1 |
22º | Lifan | 239 | 0,1 |
23º | Subaru | 161 | 0,1 |
24º | Iveco | 151 | 0,1 |
25º | Troler | 130 | 0,1 |
26º | Jaguar | 124 | 0,1 |
27º | Porsche | 114 | 0,1 |
28º | Mini | 104 | 0,1 |
29º | Chery | 88 | 0,1 |
30º | Ram | 45 | 0 |
31º | Lexus | 45 | 0 |
32º | Dodge | 17 | 0 |
33º | Effa | 12 | 0 |
34º | RDK | 11 | 0 |
35º | Asa | 10 | 0 |
36º | Shineray | 8 | 0 |
37º | Geely | 6 | 0 |
38º | BYD | 6 | 0 |
39º | Maserati | 6 | 0 |
40º | Chrysler | 5 | 0 |