Devido aos bons resultados, o mercado segue muito otimista
O mercado de caminhões tem crescido consideravelmente. O acumulado do primeiro trimestre de 2018 é de 14.669 unidades, 51,7% a mais do que as 9.671 unidades registradas no mesmo período do ano passado.
Março também tem dados positivos, 5.969 unidades emplacadas, contra 4.107 em fevereiro, um crescimento de quase 32%. Em comparação com março de 2017, o crescimento foi de 8,9%.
A Mercedes-Benz foi a que mais cresceu este ano, alta de 29,4% e em seguida vem a Volkswagen com 26,7%. Volvo, Scania e Ford aparecem em seguida co aumentos que variam entre 11 e 12,1%.
O segmento de extra pesados (que inclui caminhões de 23 toneladas de peso bruto total) vem acompanhando o mercado total, com crescimento de 45% no trimestre, mais do que o esperado. Os extra-pesados estão vivendo um momento de grandes lançamentos. Foram quatro apenas nos últimos dias, tendo como palco a Expoforest, feira de florestal brasileira, realizada na semana passada em Santa Rita do Passa Quatro.
Veja os novos extra-pesados do mercado:
Axor 8×4
A Mercedes-Benz lançou, em parceria com a Suspensys/Randon, a versão 8×4 do caminhão extra pesado Axor 3344. Criado para atender a uma demanda de transporte de eucalipto, que oferece maior capacidade de carga, chegando a 56 toneladas de peso bruto e semirreboque de três eixos, dois a mais que os tradicionais.
Ford Cargo
A Ford lançou recentemente a atualização de alguns modelos. O carro chefe do lançamento 2019 é o Cargo Power 2431 tração 6×2, mas a grande novidade é o Cargo Power 3031 com tração 8×2. O modelo ainda não teve suas principais características divulgadas pela empresa.
Volvo
A volvo mostrou o FMX, modelo otimizado que se encaixa na categoria de pesados, com motor de até 540 cavalos, feito especialmente para longas viagens, tração 6×4 e capacidade de carga não divulgada pela empresa. Junto com o caminhão, diversas opções de máquinas para o setor florestal como trator e máquinas para manuseio de toras foram exibidas.
Scania
A fabricante levou quatro caminhões ao evento, o rodoviário R 480 6×2 , dois G 440 e um G 480, ambos 6×4, ainda garantem que são as alternativas mais eficazes para a industria de madeira, junto com o modelo 8×4. Além dos modelos citados, Rodotrem Scania R 620 6×4 V8 foi atração no segmento de extra pesados.