Premium Selection, sistema de venda de seminovos da marca, busca obter maior valor de revenda no mercado secundário
Customer, é o nome que a BMW dá ao seu sistema de atendimento ao cliente, um pós venda voltado para um sistema individualizado, com total atenção ao usuário durante todo o tempo em que está usando o carro.
Para Marcio Filho, diretor de Pós Venda da montadora, o crescimento da digitalização nos carros da BMW poderia prejudicar o atendimento pessoal, uma vez que tudo pode ser feito de forma remota. Daí a importância de estabelecer um a relação mais humana com o cliente.
Pelo sistema My BMW APP, o usuário consegue resolver a maioria dos problemas do carro e atualizar os sistemas, tudo sem precisar ir até à concessionaria.
Seminovos valorizados
O atendimento ao cliente vai além. A montadora criou o BMW Premium Selection, sistema de comercialização dos veículos seminovos da marca, para atender o cliente na hora da troca e valorizar a marca no mercado secundário.
O carro seminovo passa por um check list e é aprovado para entrar no programa, para, então adquirir as mesmas condições de um veículo zero com relação a garantia, incentivos ao financiamento e outros benefícios.
“Com esse sistema a gente consegue ajudar a rede na captação dos nossos seminovos, o que acaba valorizando o segmento e proporcionando maior valor de revenda, um grande benefício ao comprador, avalia Marcio. Ele considera que alguns aspectos são importantes para que um veículo tenha bom valor na hora da troca, como todas as manutenções terem sido feitas na concessionária.
Marcio Filho disse que depois do carro avaliado e aprovado, vem um incentivo por parte da montadora:
“Determinamos alguns modelos de acordo com as necessidades das concessionárias e do mercado. Então em alguns casos a gente oferece um incentivo financeiro através da rede, custeado pela montadora, para que aqueles carros sejam melhor valorizados dentro do processo de aquisição de um veículo novo”.
Todo o negócio é feito pela rede de concessionária, mas a fábrica está presente em cada negociação; esse incentivo financeiro tem como objetivo valorizar o carro usado do cliente: o cliente fica satisfeito e a marca conquista melhor valor de mercado.