Usuário chama a bicicleta pelo aplicativo e ela chega com o ciclista motorista

bikxi

No meio do trânsito caótico e de tanta poluição, você já pensou em trocar o carro pela bicicleta? Não, não é preciso comprar uma, basta usar o Bikxi, empresa de compartilhamento de bicicletas, semelhante ao Uber, isto é: o usuário pede o veículo pelo aplicativo e um “motorista” vai buscá-lo em uma bicicleta motorizada, elétrica, de dois lugares.

O projeto foi pensado depois de um levantamento que apontou que os brasileiros passam, em média, o equivalente a um mês e meio por ano no trânsito. Além desse terrível índice, os carros são os principais responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa.

E para comemorar o Dia Mundial de bike ao trabalho (11 de maio), a Bikxi fez uma parceria com a cervejaria Colorado, que oferece prêmios para quem usar o sistema até o fim deste mês.
No aplicativo, o cliente pode medir a quantidade de gases que deixou de emitir no trajeto e saber qual prêmio pode ganhar, mas é importante lembrar que as bicicletas só circulam nas regiões autorizadas pela prefeitura de São Paulo, em ciclovias (o aplicativo indica as áreas de atuação: Bikxi).

“A maioria dos trajetos de casa para o trabalho fica inviável usar somente a bike. Mas, se os meios de transporte forem utilizados em conjunto, fica mais fácil. Dá pra pegar metrô e Bikxi, por exemplo, e eliminar um carro das ruas. Ajuda no trânsito e diminui a poluição”, disse Guilherme Poyares, gerente de marketing da Colorado. Os brindes são copo, garrafa do tipo growler e chope no bar do urso, ponto da cervejaria.