Vou contar aqui uma coisa que aconteceu nos bastidores GP da F1 em São Paulo, em 1976. Coisa que o Reginaldo Leme, que conhece tudo sobre o assunto, vai saber só agora. Foi quando a GM, para aproveitar a F1 no Brasil, lançou seu modelo esportivo (mas nem tanto), o Chevette GP.
Para marcar o lançamento, entregou um modelo para cada piloto que participaria da corrida naquele 25 de janeiro (antigamente era no dia do aniversário da cidade), com o compromisso que que eles chegassem ao autódromo José Carlos Pace a bordo com GP.
Entre eles, claro, o francês Jacques Lafitte, que corria pela Ligier. Ele estreou na F1 em 1974 na Iso Malboro, (tempos em que era permitida a propaganda de cigarros na competição), na equipe do grande Frank Williams. Chegou em 2º lugar no GP da Alemanha, em Nurburgring.
Em 1976 ele mudou para a Ligier. Deixou a F1 depois de um acidente no GP da Grã-Bretanha, em 1986, correu em outras categorias e hoje é comentarista de F1 em uma TV Francesa.
Mas, por que esse destaque para o francês, nascido em Paris, em 1943 (está completando 81 anos neste mês de novembro) nessa história do Chevette GP. Bem é que todos receberam o carro no hotel onde estavam hospedados (segundo a lenda no São Rafael). Mas poucos devolveram o carro lá. Foi uma trabalheira para o pessoal da GM descobrir o paradeiro do seu modelo GP.
Mas o carro, entregue ao Jacques, que naquela corrida teve problemas com a transmissão e abandonou a prova, (vencida por Niki Lauda, da Ferrari), desapareceu levando quase um mês para ser encontrado. Com certeza o piloto francês nunca soube da história que foi protagonista no Brasil, em 1976. Ele pilotava um Matra, com motor Ford Cosworth (o mesmo da maioria das equipes que participaram a da prova).
A primeira da Copersucar
Naquela prova, Emerson Fittipaldi e Ingo Hoffmann andaram pela primeira vez na primeira e única equipe brasileira, a Coopersucar. Ingo chegou em 11º e Emerson em 13º, tendo entre eles o argentino Carlos Reutmann, da Brabham-Alfa Romeo. Para registro, José Carlos Pace, foi o vencedor da prova no ano anterior, mas não correu em 1976, por problemas com o carro. Mas, naquele ano atuou como dublê de Al Pacino no filme Bobby Deerfield, nas cenas de corrida nos GPs do Brasil, África do Sul e Estados Unidos.
Concorrência
O Chevette GP foi lançado pela GM para concorrer, especialmente com o Ford Corcel GT. Nenhum dos dois tinham verdadeiras características esportivas. Era mais decoração esportiva, com faixa que lhes davam aparência agressiva, (com faróis de milha e volante esportivo, entre outros atrativos) mas, no chamado frigir dos ovos, não apresentavam bom rendimento. Ele fazia 138 km/h de máxima e de 0 km/h a 100 km/h levava intermináveis 18, 62s. Mas era o que tínhamos para aquele momento.
Por Chico Lelis