Trabalho e diversão. Foi um enorme prazer acelerar o Troller T4 2019 pelas penosas trilhas da Fazenda Tucunduva. Não bastassem as estradinhas no meio do mato, com uso da tração total e da reduzida, no final da maratona nos defrontamos com uma ampla lagoa, atravessamos aguaceira quase no limite dos 78cm (veja vídeo abaixo), pondo à prova a valentia do jipe fabricado no Ceará e que a montadora antecipou para a Autoinforme: o carro faz parte das novidades que irá levar para o Salão do Automóvel, em novembro.
O modelo 2019 já está à venda, mas quase sem mudanças. Tem apenas duas cores novas (vermelho e cinza) e um central multimídia com tela de 6,5 polegadas, com várias funções de conectividade a bordo.
O multimídia inclui rádio, bluetooth, comandos de voz, entrada USB compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Dois pré-amplificadores de linha, câmera de ré opcional e pode receber atualizações via USB.
O jipe traz de série computador de bordo, ar-condicionado digital de dupla zona e teto solar duplo. O airbag continua ausente, mesmo com a obrigatoriedade do equipamento desde 2014, a legislação brasileira isenta seu uso para veículos fora de estrada. Custa R$ 133.706,00 com pintura sólida e R$134.546,00 com pintura metálica ou perolizada.
O Troller tem motor turdo diesel 3.2 de cinco cilindros, com 200 cv de potência e torque máximo de 470 Nm em uma faixa ampla de giro, de 1.700 a 2.500 rpm, para encarar qualquer terreno.
A transmissão manual de seis velocidades tem marchas escalonadas para melhorar a economia e aproveitar ao máximo o torque do motor. O comando eletrônico de tração permite selecionar três opções pelo botão no console: 4X2, 4X4 High e 4X4 Low, para diferentes condições de terreno, privilegiando a economia ou a força para superar obstáculos. O sistema de seleção permite o acionamento do modo 4×4 High em até 120 km/h.
O Troller T4 pode ser equipado com acessórios originais da marca, formada por mais de 100 itens de funcionalidade e personalização. Entre eles, snorkel, guincho, para-choques de aço, pneus lameiros, estribos de aço, bagageiro e diversos tipos de protetores para quem deseja agregar estilo e praticidade nas trilhas.
A montadora espera encerrar o ano com 1.500 unidades vendidas.
Ficha técnica
Preço: R$ 133.706
Motor: 3.2, turbodiesel
Potência: 200 cv
Torque: 47,9 kgfm
Transmissão: manual, seis velocidades
Suspensão: eixo rígido (traseira e dianteira)
Freios: disco ventilado (dianteira), sólido (traseira)
Tanque: 62 litros
Limite de travessia: 80 cm
Ângulo de entrada e saída; 51°
Reboque com freio: 2354 kg
0 a 100 km/h: 12,3 segundos
Luiz Cipolli Junior