Normalização da produção deve aumentar a oferta e preço pode cair
O preço do carro zero subiu 34% em 2022, período em que a inflação ficou em torno dos 10%. Diante desses números, fica fácil entender porque o mercado ficou estagnado e porque o comprador acabou migrando para o seminovo.
Como o salário defasado e a consequente perda de poder aquisitivo, o consumidor sumiu das concessionárias, mas como a produção foi reduzida por falta de componentes, os fabricantes venderam tudo o que colocaram no mercado e assim puderam manter o preço alto.
Com a normalização da produção, iniciada já no fim de 2022 e prevista para acelerar em 2023, a tendência é que o mercado seja amplamente atendido e, como consequência, os preços devem cair. Dezembro já sinalizou essa tendência, com muitas concessionárias dando descontos e oferecendo bônus para pagamento a vista, sinal de que já está – em alguns casos – sobrando carro no estoque.
A queda de preços será lenta, mas o aumento de vendas de 10% previsto para o ano de 2023 (conforme estimativa de especialistas), indica que haverá carro à disposição e a disputa pelo cliente vai fazer com que o mercado trabalhe com históricos descontos.
Como consequência, os preços dos usados também devem cair, especialmente os dos seminovos, que foram a alternativa de quem não pode comprar um OK em 2022.
Diante desse quadro, se você não tiver necessidade de comprar já, adiar a compra é a medida mais sensata do ponto de vista financeiro.