Aeronave elétrica já opera na linha Galeão Barra da Tijuca, no Rio
O transporte tem por objetivo não apenas levar uma pessoa de um lugar a outro, mas, conceitualmente, ele aproxima as pessoas e reduza as distâncias, de forma que elas possam morar longe do trabalho, por exemplo, é conseguir, com conforto e segurança, estar em qualquer lugar em pouco tempo.
O problema é que as grandes concentrações urbanas, com o elevando volume de veículos e as limitações de vias de circulação acabam inviabilizando uma locomoção tranquila e amigável. Uma alternativa que há muito tem sido tentada é o uso do espaço aéreo para deslocamento pessoal, usando pequenas aeronaves para o deslocamento a curta distância, como do trabalho para casa em minutos, uma ida a um show, ao restaurante, ao supermercado. A proposta é da empresa EVE, aviação urbana, que prevê deslocamento feios em pequenas aeronaves, semelhantes a um drone tripulado. O veículo tem quatro motores, sendo dois direcionais e dois aptos a fazer com que ele faça a decolagem e o pouso verticais, de forma a poder parar em qualquer lugar, em pequenos heliponto eu poderiam ser construídos em qualquer lugar da cidade
Inicialmente a aeronave será conduzida por um piloto, com capacidade para apenas quatro passageiros, mas futuramente ela poderá ser autônoma, aumentando a capacidade para seis passageiros. Movido a energia elétrica, tem autonomia de 100km e pode ser usada para o transporte de passageiros e de carga. O EVE já está sendo operado no Rio de Janeiro, numa linha que vai do aeroporto do Galeão à Barra da Tijuca.