O VM com PBT de 32 toneladas é a novidade da Volvo para o mercado de caminhões.
O modelo, que carrega 5,3 toneladas a mais do que o seu antecessor, chega para atender o segmento de caminhões que atuam em trabalhos de terraplenagem, mineração leve e construção.
É um fora de estrada que oferece a maior capacidade de carga útil na sua categoria e segundo o diretor de estratégia da empresa, Nilton Roeder, ele atende um segmennto que precisa de caminhões com capacidade de carga intermediária e adequada a aplicações onde a intensidade e a severidade não exigem veículos de maior potência.
Tem motor de 330cv e uma configuração de eixos 6×4.
O caminhão recebeu reforço nas suspensões e tem eixos dianteiro de viga reta e traseiros com redução nos cubos. O eixo dianteiro, que na versão anterior, suportava 6,7 toneladas, agora está preparado para 8 toneladas. Os eixos traseiros, que antes eram projetados para 20 toneladas, suportam 24, atingindo 5,3 toneladas a mais de capacidade de carga.
Os eixos traseiros vêm com bloqueio de diferencial entre rodas e entre eixos. Esta condição confere ao transportador um conjunto mais robusto e com maior durabilidade.
“É o caminhão com o maior PBT técnico em sua categoria”, disse Francisco Mendonça, gerente de caminhões Volvo no Brasil.