Aumento é de 16% sobre mesmo período de julho de 2018; mês deve manter o patamar de 200 mil carros
O balanço da primeira quinzena de julho indica um mês com boas perspectivas de crescimento, devendo, pelo menos, manter as vendas totais (carros e comerciais leves) acima do patamar de 200 mil carros, faixa que vem sendo registrada desde abril (veja quadro abaixo).
Foram vendidas 100.152 unidades, praticamente o mesmo volume da primeira quinzena de junho (queda residual de 0,6%), que registrou 100.704 licenciamentos. Houve um crescimento importante, no entanto, em relação à primeira quinzena de julho do ano passado. Naquele período foram vendidos apenas 86.320 carros; houve um aumento, portanto, de 16%. A média diária, porém, está abaixo das registradas nos últimos meses: 9.105 unidades.
É preciso considerar que a primeira quinzena teve apenas onze dias úteis, contra 12 da segunda e também que o dia nove de julho foi feriado no Estado de São Paulo, o maior mercado do País, o que impactou negativamente nas vendas. Assim, é provável que a segunda quinzena supere em muito o volume registrado na primeira.
No ranking por marcas, nenhuma mudança nominal, mas nota-se uma aproximação das três líderes. A GM mantém a dianteira, com 15,8%, mas Volkswagen (14,6%) e Fiat (14,5%) aparecem logo em seguida, lutando pela segunda posição, indefinida. A Toyota mantém o quarto lugar e a Hyundai, com boas vendas do HB20, segundo no ranking por modelo, aparece na quinta posição.
Vendas 2019
Mês Unidades
Janeiro 190.752
Fevereiro 189.378
Março 199.526
Abril 221.321
Maio 234.170
Junho 213.421
Ranking por marca
Primeira quinzena de julho/2019