– Segmento tem início de ano trágico; venda de ônibus cresceu em relação ao ano passado
Se a queda de vendas de carros assustou o mercado ( -31% sobre dezembro), o setor de pesados enterrou de vez qualquer esperança de um 2015 melhor que 2014.
Foram comercializadas no primeiro mês do ano apenas 7.674 unidades de caminhões, conforme a Fenabrave, a associação dos distribuidores, contra 13.697 caminhões no último mês do ano passado, queda de 44%. Mesmo comparando com janeiro de 2014 a queda foi trágica: – 28,4%.
É um péssimo sinal para a economia, não apenas pelo que o mercado de caminhões representa, mas porque o setor é o termômetro da economia como um todo, uma vez que quase a totalidade do transporte de carga no Brasil é feita sobre rodas (de borracha).
Os ônibus indicam um cenário menos ruim para as empresas de transporte de passageiros. A venda de 2.229 unidades representou uma queda de 18,6% em relação a dezembro, mas crescimento de 4,2% sobre janeiro do ano passado (que é a comparação mais honesta).