A produção de motos chegou a 1.036.846 unidades em 2018, um resultado 17,4% maior que o alcançado em 2017, quando foram produzidas 882.876 unidades, segundo dados da Abraciclo, associação que reúne os fabricantes de motocicletas.
“O volume final ficou bem próximo da nossa projeção revisada, que era de 1.035.000 unidades e crescimento de 17,2%, demonstrando o otimismo da entidade em relação ao setor e a recuperação do cenário econômico no País”, disse Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo.
As vendas acompanharam o crescimento da produção e tiveram aumento de 17,6% no ano com 957.617 unidades, contra 14.573 em 2017.
As importações tiveram queda: 68.073 unidades no ano passado contra 81.789 em 2018, o que representa baixa de 16,8%. A associação acredita que a queda se dá por conta da situação da Argentina, que era a principal importadora das motocicletas produzidas no Brasil.
Para 2019, o setor projeta produção de 1.080.000 unidades, uma alta de apenas 4,2%. “Estamos confiantes no aumento dos negócios, mas é necessário aguardar os impactos das medidas que serão implementadas pelo novo governo”, explicou Fermanian.
DESEMPENHO POR CATEGORIA
(classificação por volume de vendas – 2018)
Categoria Unidades Crescimento
1) Street 484.182 16,6%
2) Trail 201.145 15,7%
3) Motoneta 142.835 26,6%
4) Scooter 67.183 15,3%
5) Naked 22.670 16,9%
6) Big Trail 16.674 15,9%
7) Off-road 10.110 21,9%
8) Custom 7.142 4,3%
9) Sport 5.605 4,0%
10) Touring 71 -59,9%
TOTAL 957.617 17,6%
Características de cada moto
Street – Baixa ou média cilindrada destinada ao uso urbano
Trail – Baixa ou média cilindrada destinada ao uso misto
Motoneta – Pilotado na posição sentado, uso urbano, baixa cilindrada e câmbio automático ou semiautomático
Scooter – Pilotado na posição sentado e dotado, câmbio automático ou semiautomático
Naked –Motor exposto e de alto desempenho, semelhante à versão sport, sem a carenagem.
Big Trail – Média ou alta cilindrada, uso misto
Off Road – Motocicleta de qualquer cilindrada destinada exclusivamente à utilização em pisos não pavimentados
Custom – Estradeira, não prioriza velocidade e sim conforto
Sport – Média cilindrada, privilegia a aerodinâmica e o alto desempenho
Ciclomotor – Duas ou três rodas, combustão interna, máximo 50 cm³
Touring – Alta cilindrada, para viagens de grandes distâncias