Uma caminhada que começou com a Besta e chega aos eletrificados
Com 30 anos de Brasil e 450 mil unidades vendidas, a Kia comemora a data como uma das pioneiras das marcas que chegaram ao país após a abertura do mercado ao comércio internacional: a subsidiária da marca coreana iniciou atividades em 30 de junho de 1992, sob o comando do Grupo Gandini, que controla a operação até hoje.
A empresa iniciou atividades com a comercialização de utilitários, fazendo sucesso com a van Besta, que se tornou rapidamente referência para o transporte de passageiros, especialmente no setor escolar, e chegou a licenciar 59 mil unidades. Ainda no segmento de utilitários a empresa comercializou a Besta Furgão, picape Ceres e o caminhão leve K3500.
A passagem de uma marca de utilitários para uma marca de luxo foi um processo difícil, mas de grande sucesso, com a presença marcante em eventos de caráter nacional e em novelas da TV.
O maior sucesso da marca foi – e continua sendo o utilitário esportivo Sportage, que começou com uma versão 4×4 diesel e depois de cinco gerações chega à versão híbrida, que está atualmente no mercado. Além do Sportage (que vendeu 106 mil), outros sucessos de venda da marca são o Cerato (71 mil unidades), o caminhão Bongo K2500 (62 mil), Besta (58 mil) e Picanto (42 mil). O Bongo ganhou por duas vezes seguidas – 2022 e 2023 – a Certificação Selo Maior Valor de Revenda, sendo o utilitário de carca com a maior valorização no mercado brasileiro.
Logo nos primeiros anos de comercialização dos modelos de luxo, a Kia tornou-se a marca com o maior número de opções oferecidas ao consumidor, com uma linha completa de hatch, sedãs, vans e SUVs, até chegar aos atuais modelos eletrificados Niro, Sportage e Stonic.
“A trajetória de 30 anos da Kia Brasil pode ser traduzida pela definição da palavra resiliência”, enfatiza José Luiz Gandini, presidente da empresa, para quem “desde o momento do início das operações, até os dias de hoje, passando por momentos de altos e de baixos do setor de importação, ora com medidas governamentais de proteção à indústria nacional ora com as instabilidades cambiais”.
Para comemorar a data, a Kia Brasil está estendendo a compensação de emissões de carbono até 160 mil km rodados a todos os novos compradores do Niro HEV, a partir desta unidade comemorativa até o final deste ano.