Utilitário esportivo da Volkswagen é aprovado no teste de segurança
O T-Cross, utilitário esportivo lançado recentemente pela Volkswagen, obteve cinco estrelas para proteção de adultos e crianças na segunda série de resultados deste ano do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, divulgada nesta terça-feira (28/5).
O T-Cross, com seis airbags e controle eletrônico de estabilidade em todas as versões, foi aprovado nos três testes de colisão: frontal, lateral e lateral de poste ). O modelo também atendeu, satisfatoriamente, aos requisitos do teste ESC, que avalia qual roda está perdendo o controle e freia para impedir a perda de estabilidade, ou corta o combustível para parar a aceleração. Depois do cinto de segurança, este item é o que mais salva vidas.
Além de conquistar a mais alta qualificação para adultos e crianças, o T-Cross foi aprovado na proteção ao pedestre.
Outro carro fabricado no Brasil, o Toyota Yaris, conquistou quatro estrelas para proteção de adultos e também de proteção a crianças. O carro possui dois airbags frontais e ESC como equipamento de segurança padrão. A avaliação é que o Yaris oferece boa proteção para adultos no impacto lateral e proteção aceitável para impacto frontal. Para os avaliadores, falta airbags laterais para proteção da cabeça e a sinalização das ancoragens Isofix não atende aos requisitos do Latin NCAP.
“A classificação máxima do T-Cross é muito encorajadora. Apelamos a todos os fabricantes de veículos para alcançarem resultados de cinco estrelas e pontuações máximas para todos os seus carros. É inaceitável que, mesmo em 2019, alguns fabricantes globais não tenham atingido as cinco estrelas nos testes de batida do Latin NCAP”, disse Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.
“Os resultados – declarou, por sua vez, o presidente do Latin NCAP, Ricardo Morales – demostram que os fabricantes estão oferecendo aos consumidores modelos com níveis de segurança superiores aos exigidos pelos governos. Embora alguns dos fabricantes informem aos consumidores sobre seu desempenho nos testes do Latin NCAP, outros continuam a proporcionar níveis de segurança e equipamento inferiores aos oferecidos nos mercados de economias desenvolvidas. Os governos da região deveriam assumir seu compromisso e apoiar o Latin NCAP. Assim, todos os consumidores contariam com informações independentes sobre a segurança dos veículos e seria acelerado o caminho para conseguir veículos mais seguros”.