– Das grandes, só GM perdeu menos (-22,8%) do que a média (25,1%). Volkswagen caiu 35%, Fiat e Ford quase 40%
Depois de alguns anos em baixa, perdendo volume de vendas, caindo em participação e fora do ranking das dez marcas mais vendidas, a Peugeot fecha o primeiro semestre de 2016 como uma das poucas marcas que apresentaram crescimento de vendas, isso num momento em que o mercado registra uma queda de 25,1%. Além da Peugeot, apenas a Jeep, com um extraoridinário crescimento de 234% graças ao Renegade e três marcas de super luxo venderam mais do que no primeiro semestre do ano passado: Jaguar, Lexus e Porsche, que atuam em nichos de mercado.
A Jeep não teve em 2015 o ano completo de vendas com o Renegade, por isso o índice de crescimento é tão alto: 234%. A marca passou de 7.870 unidades para 26.308 no primeiro semestre deste ano.
A Jaguar aumentou as vendas no semestre em 74%, mas com uma base pequena: vendeu 192 unidades de janeiro a junho do ano passado e este ano 334. A Lexus passou de 192 para 211 carros (aumento de 9,9%) e a Porsche cresceu 2%, subindo de 395 para 403 unidades este ano.
As chinesas JAC e Chery foram as que mais perderam. As vendas de ambas continuam despencando: a JAC vendeu 1.403 unidades no semestre (média de 233 carros/mês) e teve uma queda de 55,6%. A Chery teve um desempenho ainda pior: vendeu 1.133 carros com queda de 61,6% no semestre.
As marcas tradicionais também tiveram desempenho sofrível no período: a Volkswagen perdeu 35,6%, com vendas caindo de 196.903 unidades nos primeiros seis meses de 2015 para 126.762 agora. Fiat e Ford caíram ainda mais: -36%. A Fiat vendeu apenas 143.760 unidades, contra 236.688 no primeiro semestre do ano passado, e a Ford caiu de 134.349 para 80.724.
Mitsubishi, Dodge, Kia, Suzuki, Troler, Mercedes-Benz e Iveco também tiveram desempenho sofrível no período, todas com queda acima de 30% (veja tabela). Míni, Geely, BMW e Lifan também perderam mais do que a média do mercado.
Quem mais cresceu
1º semestre/2016
Class. | Marca | 2015 | 2016 | % |
Unidades | Unidades | |||
1º | Jeep | 7.870 | 26.308 | 234,3 |
2º | Jaguar | 192 | 334 | 74 |
3º | Lexus | 192 | 211 | 9,9 |
4 | Porsche | 395 | 403 | 2 |
5º | Peugeot | 12.848 | 13.083 | 1,8 |
6º | Toyota | 86.731 | 85.468 | -1,5 |
7º | Hyundai | 100.504 | 95.966 | -4,5 |
8º | Subaru | 757 | 717 | -5,3 |
9º | Land Rover | 4.033 | 3.599 | -10,8 |
10º | Volvo | 1.857 | 1.643 | -11,5 |
11º | Honda | 73.211 | 62.714 | -14,3 |
12º | Nissan | 30.257 | 24.719 | -18,3 |
13º | Citroën | 15.988 | 12.694 | -20,6 |
14º | Renault | 89.578 | 69.890 | -22 |
15º | Audi | 7.796 | 6.033 | -22,6 |
16º | GM | 204.105 | 157.508 | -22,8 |
MERCADO | 1.269.912 | 951.208 | -25,1 | |
17º | Míni | 1.052 | 773 | -26,5 |
18º | BMW | 7.267 | 5.290 | -27,2 |
19º | Lifan | 2.545 | 1.842 | -27,6 |
20º | Troler | 1.104 | 766 | -30,6 |
21º | Mercedes-Benz | 9.127 | 6.147 | -32,7 |
22º | Iveco | 1.387 | 909 | -34,5 |
23º | Volkswagen | 196.903 | 126.762 | -35,6 |
24º | Suzuki | 2.741 | 1.754 | -36 |
25º | Fiat | 236.688 | 143.760 | -39,3 |
26º | Ford | 134.349 | 80.724 | -39,9 |
27º | Kia | 8.665 | 4.997 | -42,3 |
28º | Dodge | 1.386 | 767 | -44,7 |