Falta de OK fez consumidor migrar para o seminovo e os preços explodiram
Certificação será entregue dia 28, em evento transmitido pelo Youtube:
O mercado de carros está vivendo um ano atípico, em função do desabastecimento da indústria por causa da crise mundial do coronavírus. Essa anomalia provocou uma tremenda distorção nos preços, uma vez que, na falta do modelo OK, o comprador migrou para o seminovo, o preço explodiu e os demais usados seguiram o mesmo caminho, fazendo com que o setor de carros usados como um todo se transformasse num valioso fator de crescimento econômico.
O resultado dessa distorção foi contatado no Estudo de Preços que a Autoinforme faz anualmente para definir os ganhadores do Selo Maior Valor de Revenda 2021.
Os contemplados com a certificação, que será entregue no próximo dia 18 de outubro (assista no link ) registraram índices positivos, ou seja: ao invés de depreciação, houve valorização dos modelos após um ano de uso.
Dos 126 modelos que fizeram parte da etapa final do Estudo, somente 25 apresentaram depreciação; os outros 101 valorizaram depois de um ano de uso, 43 deles com índices acima de 10%.
O Estudo de Depreciação de Veículos é feito há vinte anos, desde 2001 e esta será a primeira vez que o modelo campeão terá índice positivo. Nos 19 anos anteriores, o melhor desempenho foi do Honda HR-V, que, em 2016, teve uma depreciação de apenas 4,5%.
Celta, Strada, Onix, Compass, Yaris e Onix Plus perderam, todos eles, menos de 10% do preço quando foram campeões da certificação em anos anteriores.
Mas, como se verá dia 28, neste ano de 2021 os preços dos usados explodiram por causa da falta de POK no mercado. Sem opção, o consumidor partiu em busca dos seminovos e a procura elevou os preços.
Veja a lista dos ganhadores do Selo Maior Valor de Revenda ao longo dos últimos 19 anos
Selo Maior Valor de Revenda
Campeões de 2001 a 2020 |
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Ano | Modelo | Índice % |
2001 | Fiat Palio | -7,2 |
2002 | Fiat Palio | -7,9 |
2003 | Fiat Palio | -6,7 |
2004 | GM Celta | -5,9 |
2005 | Fiat Strada | -5,1 |
2006 | Fiat Uno | -7,4 |
2007 | GM Celta | -6,6 |
2008 | GM Celta | -8,9 |
2009 | GM Celta | -11,6 |
2010 | GM Celta | -10,3 |
2011 | GM Celta | -9,7 |
2012 | GM Celta | -10,7 |
2013 | Fiat Uno | -8,8 |
2014 | GM Onix | -8,5 |
2015 | GM Onix | -7,6 |
2016 | Honda HRV | -4,5 |
2017 | Honda HRV | -8,8 |
2018 | Jeep Compass | -7,3 |
2019 | Toyota Yaris | -7,1 |
2020 | GM OnixPluss | -7,6 |