
A Toyota acaba de fazer o anúncio mais importante da sua história, um plano de investimento de R$ 11 bilhões no Brasil até 2030.
Com esse investimento será possível ampliar a capacidade de produção de veículos e motores, introduzindo novos modelos híbridos flex com o objetivo de manter a liderança no país em eletrificação e exportação.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (05/03/24) pelo presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, CEO para a América Latina e Caribe.
Parte desse investimento será para a produção de um novo veículo compacto híbrido flex, já anunciado no ano passado e com previsão de produção para 2025, e mais um outro modelo com a mesma tecnologia desenvolvido especialmente para o Brasil.
“A Toyota está presente no Brasil há 66 anos, investindo continuamente em tecnologia e inovação para oferecer as melhores soluções e atender às necessidades dos consumidores. Um exemplo desse comprometimento foi o pioneirismo no desenvolvimento da tecnologia híbrida flex no país. Estamos muito satisfeitos em poder ampliar nossa produção local, exportar para toda a região e assim gerar e distribuir mais valor para toda a sociedade, em forma de empregos e desenvolvimento econômico”, afirma Rafael Chang.
A Fábrica de Sorocaba, que atualmente funciona com plena capacidade, será ampliada e receberá operações hoje feitas na fábrica de Indaiatuba.
O investimento inclui a criação de 2000 novos empregos diretos até 2030.
Em 2025 a Toyota vai produzir o motor do sistema híbrido na planta de Porto Feliz, enquanto as baterias serão fabricadas na unidade de Sorocaba a partir de 2026.
A Toyota foi a primeira a investir na tecnologia híbrido flex e é líder de vendas no segmento com o Corolla Cross.










