Mesmo descontando os dois feriados, média diária fica em apenas 9.833 carros
Novembro poderá repetir o bom desempenho registrado em outubro, quando as vendas foram as melhores dos últimos 24 meses, mas por enquanto o movimento está fraco. A primeira quinzena registrou 98.339 carros e comerciais leves licenciados, uma média de (9.823) 2,7% inferior à primeira quinzena do mês anterior, mesmo descontando os dois dias de feriados: 2 e 15.
A esperança é de que o Black Friday esquente as vendas na semana que vem, mas é bom lembrar que o semi feriado de 20 de novembro joga contra, pois não haverá expediente em alguns estados e várias cidades brasileiras.
De qualquer forma, o setor segue num ritmo de crescimento no acumulado do ano, devendo fechar 2018 com vendas (cerca de 14%) acima do planejado inicialmente pelos fabricantes.
GM, Volkswagen, Fiat, Toyota e Hyundai foram as cinco marcas mais vendidas na quinzena, nesta ordem (veja ranking), com destaque para o crescimento da Toyota, que passou de uma só vez Ford, Hyundai e Renault, ficando em quarto lugar. O Corolla ficou em décimo lugar, a Hilux em 19ª e o Yaris (25º) já é o terceiro mais vendido da marca.
Veja a lista das 30 marcas mais vendidas na primeira quinzena de novembro