Mais uma da série sobre as melhores formas de comprar um carro, hoje vamos falar de local de compra.
Onde é melhor comprar? Na concessionária, na loja, pelo site de classificado ou de particular?
Na concessionária ou na loja normalmente você vai pagar mais caro, porque a transação pressupõe uma margem de lucro.
Além disso, as concessionárias geralmente têm despesas de revisão (às vezes mesmo uma reforma) antes de colocar o carro à venda.
A negociação feita entre pessoas físicas (particular) pode ser mais vantajosa financeiramente, claro, porque não pressupõe a margem de negociação, mas muita gente tem medo de uma operação arriscada.
Qualquer transação tem garantia pelo Código do Consumidor, mas é muito mais fácil você questionar um problema, ir à Justifica se for o caso, contra um comércio estabelecido.
Na loja o consumidor tem por direito garantido do Código de Defesa do Consumidor, 90 dias.
Uma busca nos classificados da internet é o melhor começo na procura por um carro usado. Ali você tem uma infinidade de opções e isso te dá a dimensão do negócio: se tem muita oferta do carro que você quer comprar, se os preços são parecido, ou há muita disparidade, se há muitas opções em relação a versões de acabamento, de motor. Aí, quando você encontrar o carro que vale a pena ver e mandar uma proposta, já tem bom conhecimento do caso.
Agora, o melhor negócio mesmo, é comprar aquele carrinho usado do seu avô, que fica quase todo o tempo parado na garagem, só sai pra dar uma voltinha na praça de vez em quando. Tem até plástico nos bancos. E ele ainda vai te dar um desconto. Esse é o melhor negócio do mundo!