– Com Detrans fechados na sexta-feira, outubro não atinge 300 mil carros, mas cresce 3,1% sobre setembro
– Queda do ano diminui para 8,7%. Toyota encosta na Renault, mas ranking não muda
O não funcionamento de várias unidades do Detran no País na última sexta-feira impediu que as vendas de carros chegasse pela primeira vez no ano às 300 mil unidades, o que seria um novo recorde p;ara 2014.
Outubro fechou com 291.310 unidades, cerca de 15 mil a menos do que o previsto. Mesmo assim, o mês registrou aumento de 3,1% em relação a setembro (282.434 unidades), mas queda em de 7,1% em relação a outubro do ano passado, quando foram vendidos 313.433 carros.
A maioria dos estados transferiu o feriado do dia 28 para a sexta-feira, 31, não sendo possível fazer os registros de vendas.
“Se eliminarmos a sexta-feira como dia útil, teremos uma das melhores médias de vendas do ano”, explicou Valder Papa, consultor da Fenabrave, a federação que reúne as concessionárias de veículos. Para ele, isso mostra que o mercado está aquecido e que apresentou uma leve recuperação em relação aos meses a anteriores.
A média de vendas que ele se refere é de 13.241 unidades, pior apenas que as registradas em janeiro (13.625) e abril (13.988).
Por causa do feriado, o mês de novembro deverá começar “bombando”, com vendas acima do normal nos primeiros dias, uma vez que os carros efetivamente vendidos na sexta-feira e não licenciados serão registrados nesta semana.
“Novembro vai começar em alta”, confirmou Papa.
No acumulado do ano foram vendidos 2.695.407 unidades, o que representa uma queda de 8,7% em relação ao período janeiro-outubro do ano passado. Até setembro a queda era de 8,9%.
A Fiat continua mantendo boa distância sobre seus concorrentes. A marca italiana fechou outubro com 20,56% ou 59.900 unidades, no mínimo três pontos à frente de GM e Volkswagen. A GM venceu a batalha com a alemã na disputa pelo segundo lugar, graças às boas vendas do Onix, que ficou em segundo lugar no ranking por modelo (veja máteria). A GM ficou com 17,64% (51.390 unidades) e a Volkswagen com 16,84%.
A Ford mantém a quarta posição, com 9,56% e 27.850 unidades, a Hyundai ficou em quinto (21.240 unidades e 7,29%) e a Renault em sexto: vendeu 19.110 e marcou 6,56%.
Nos últimos dias do mês a Toyota estava na frente da Renault, mas a francesa se recuperou, colocando apenas 38 unidades na frente da concorrente: a japonesa ficou com 6,55% e vendeu 19.070 carros.
Honda, Nissan e Mitsubishi completaram a lista das dez marcas mais vendidas em outubro. Citroën e Peugeot ficaram fora das dez mais.
Ranking por marca
outubro/2014
Class. | Marcas | Unidades | Part. % |
1º | FIAT | 59.900 | 20,56 |
2º | GM | 51.390 | 17,64 |
3º | VW | 49.060 | 16,84 |
4º | FORD | 27.850 | 9,56 |
5º | HYUNDAI | 21.240 | 7,29 |
6º | RENAULT | 19.110 | 6,56 |
7º | TOYOTA | 19.070 | 6,55 |
8º | HONDA | 12.663 | 4,35 |
9º | NISSAN | 6.661 | 2,29 |
10º | MITSUBISHI | 4.916 | 1,69 |
11º | CITROËN | 3.924 | 1,35 |
12º | PEUGEOT | 2.965 | 1,02 |
13º | KIA | 2.053 | 0,7 |
14º | MERCEDES-BENZ | 1.841 | 0,63 |
15º | BMW | 1.416 | 0,49 |
16º | AUDI | 1.265 | 0,43 |
17º | CHERY | 901 | 0,31 |
18º | LAND ROVER | 795 | 0,27 |
19º | JAC | 598 | 0,21 |
20º | SUZUKI | 535 | 0,18 |
21º | LIFAN | 431 | 0,15 |
22º | IVECO | 405 | 0,14 |
23º | DODGE | 384 | 0,13 |
24º | JEEP | 346 | 0,12 |
25º | VOLVO | 255 | 0,09 |
26º | MINI | 237 | 0,08 |
27º | TROLER | 196 | 0,07 |
28º | SUBARU | 132 | 0,05 |
29º | SHINERAY | 94 | 0,03 |
30º | SSANGYONG | 79 | 0,03 |
31º | RELY | 77 | 0,03 |
32º | HAFEI | 71 | 0,02 |
33º | JINBEI | 64 | 0,02 |
34º | PORSCHE | 57 | 0,02 |
35º | GEELY | 39 | 0,01 |
36º | MAHINDRA | 39 | 0,01 |
37º | JAGUAR | 38 | 0,01 |
38º | SMART | 36 | 0,01 |
39º | FOTON | 21 | 0,01 |
40º | CHRYSLER | 20 | 0,01 |
Total | 291.310 |