Pelo equivalente a R$ 177 mil, chineses têm um EV executivo de até 787 cv e autonomia de 770 km

Visualmente, o novo E5 Sportback tem uma orientação de estilo exclusiva e destacada das gamas com motores a combustão e híbrida plug-in da Audi: lançamento traz conjunto óptico em formato de anel, combinado com uma grade frontal fechada integrada que abriga módulos de iluminação e nada menos que 942 LEDs – CRÉDITO – FOTOS Audi/DIVULGAÇÃO, com licença para uso editorial

A inflação dos zero-quilômetro, no mercado nacional, chega a 90%, só nos últimos cinco anos. É um absurdo, sim, mas também não dá para ficar reclamando, afinal, o brasileiro aceita pagar 2,2 vezes mais que os chineses por um modelo equipado com motor a combustão interna que, além de ultrapassado é muito mais gastador e quase três vezes mais fraco. Se o leitor duvida, basta comparar o Audi A5 Sedan Performance S, vendido no Brasil por R$ 380 mil, com o novíssimo E5 Sportback, que acaba de ser lançado na China por 235.900 yuans (o equivalente à bagatela de R$ 177 mil). Vistos lado a lado, é como olhar para passado e futuro: sob o capô do modelo vendido no Brasil, o antigo motor 2.0 TFSi (de combustão interna) desenvolve 272 cv, potência muito inferior aos 787 cv do lançamento chinês. E a vantagem do futuro em relação ao passado não se resume à cavalaria mas, principalmente, à eficiência. É que o galope ligeiro do E5 Sportback sai muito mais em conta. Senão, vejamos:

Tomando como base o preço médio de R$ 6,17 para o litro da gasolina (divulgado pela Petrobras para o período entre 7 a 13 de setembro) e a média urbana declarada pela Audi de 9,9 km/l, para o A5 Sedan, chegamos ao custo por quilômetro rodado de R$ 0,62. Já o E5 Sportback consome 12,3 kWh de eletricidade para cada 100 km rodados, o que, na ponta do lápis, equivale a um consumo médio de 72,4 km/l. Não bastasse ser 7,3 vezes mais econômico (além de quase três vezes mais potente), o lançamento chinês também chega mais longe – isso mesmo. É que enquanto o modelo elétrico roda até 770 km sem necessidade de recarga das baterias (versão Pioneer Plus), o equipado com motor a combustão não passa de 690 km e, isso, em uso rodoviário, porque seu alcance urbano é de 550 km.

Apesar de terem portes semelhantes e de suas designações remeterem a isso, A5 Sedan (4,82 metros de comprimento e 2,89 m de distância entreeixos) e E5 Sportback (4,88 m de comprimento e 2,95 m de entreeixos) são automóveis distintos, montados sobre plataformas completamente diferentes. Para quem é familiarizado com a gama Audi, o E5 seria uma espécie de “primo” elétrico do A5 Sportback. E mesmo mais pesado, o Sportback elétrico se aproveita da grande vantagem em potência para acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 s, contra 5,9 s do parente vendido no Brasil.

 

Assistente interativo

Por dentro, destaque para a enorme tela 4K de 27 polegadas, suportada pelo chip Snapdragon 8295, da Qualcomm, com interface de controle digital “Island”, retrovisores eletrônicos e um assistente interativo por voz com comandos de ativação multizona e espalhamentos CarPlay, da Apple, e Huawei HiCar – CRÉDITO – FOTOS Audi/DIVULGAÇÃO, com licença para uso editorial

Visualmente, as diferenças são enormes, já que o E5 Sportback tem uma orientação de estilo exclusiva e destacada das gamas com motores a combustão e híbrida plug-in da Audi. Neste quesito, a distância entre passado e futuro fica bastante evidente: o lançamento traz conjunto óptico em formato de anel, combinado com uma grade frontal fechada integrada que abriga módulos de iluminação e nada menos que 942 LEDs.  Por dentro, não há como compará-los, já que o E5 traz uma enorme tela 4K de 27 polegadas, suportada pelo chip Snapdragon 8295, da Qualcomm, com interface de controle digital “Island”, retrovisores eletrônicos e um assistente interativo por voz com comandos de ativação multizona e espalhamentos CarPlay, da Apple, e Huawei HiCar.

O E5 Sportback traz 29 dispositivos com base em tecnologia LiDAR, que incluem radares de longo alcance, sensores ultrassônicos, câmeras e unidades de detecção multimodais. Este pacote garante assistência aprimorada ao motorista e maior segurança, mas seu controle de cruzeiro adaptativo (ACA) não é capaz de condução semiautônoma de Nível 2.

O lançamento que recebeu mais de 10,1 mil encomendas em apenas 30 minutos de pré-venda chega ao mercado chinês em quatro versões: duas com tração traseira, Pioneer (de 220 kW de potência e 610 km de alcance) e Pioneer Plus (de 300 kW e 770 km de alcance), e duas com tração integral, Pioneer Quattro (de 386 kW e 623 km de alcance) e Flagship Quattro (com 579 kW e 647 km de alcance). Os preços vão de 235.900 yuans (o equivalente a R$ 176.300) e 319.000 yuans (R$ 238,5 mil). Todas são montadas sobre a plataforma Advanced Digtised (a mesma que dá vida ao sedã executivo L6, da IM Motors, e ao novíssimo e-SUV da MG, o IM6) da gigante estatal SAIC, que também é responsável pela produção do Audi E5 Sportback, em sua fábrica de Xangai.

Vale citar que, pelo menos por enquanto, este é um EV destinado exclusivamente ao mercado chinês, sem previsão para chegada na Europa e muito menos no Brasil, onde a Audi seguirá vendendo sua récua de modelos equipados com motores a combustão por valores que só mesmo um perissodáctilo é capaz de pagar…