– Trilhos pelo Brasil é uma iniciativa da associação dos transportadores de passageiros sobre trilhos
O movimento Trilhos pelo Brasil foi lançado em São Paulo este mês com o objetivo de apresentar propostas para destravar a implantação de projetos e empreendimentos para o transporte de cargas e passageiros por ferrovia, melhorando a mobilidade nas grandes cidades tornando mais eficiente e mais barato o escoamento da produção.
Há décadas existem no Brasil várias obras ferroviárias paralisadas ou avançando em ritmo lento, como se a ferrovia não fosse prioridade para a população.
São projetos que precisam ser refeitos, licenciamentos irregulares, fluxo de recursos para a construção da linha subitamente interrompido. Mudança e redefinição de cronogramas de obras
A ferrovia teve papel importante na ocupação do território brasileiro, no surgimento de núcleos urbanos, no desenvolvimento da economia e para inserção do Brasil no comércio internacional.
O movimento Brasil nos Trilhos quer voltar a dar a ferrovia à importância que já teve: eram 37.000 km de linhas há mais de um século. 10 mil já foram recuperadas nos últimos vinte anos, mas ainda falta muito para a ferrovia voltar a ser a protagonista do transporte no Brasil.
O movimento Trilhos pelo Brasil é uma iniciativa da associação dos transportadores de passageiros sobre trilhos, sob a liderança de Rodrigo Vilaça.