Marca levou o troféu de Campeão Geral nas duas categorias: Utilitário e Caminhões; foram entregues 13 certificações por categoria

A Mercedes-Benz arrematou os dois títulos de Campeão Geral do Selo Maior Valor de Revenda Veículos Comerciais 2025, com a camioneta Sprinter entre os Utilitários e com o Accelo 1016 entre os Caminhões. Ambos tiveram uma valorização excepcional: a Sprinter perdeu apenas 5,3% do preço depois de três anos de uso e o Acello praticamente manteve o preço de compra em 2022, perdeu apenas 1,5%!

Entre os Utilitários, ganharam a certificação: o Jumpy Furgão Elétrico na categoria Furgoneta de Carga Elétrica, com um índice de 39,7% após três anos de uso; o Fiat Fiorino, na categoria Furgoneta de Carga a Combustão, com depreciação de 18%; o Renault Master, na categoria Minibus, apenas 6% e a Sprinter nas categorias Furgão de Carga, com -6,6%, além do Campeão Geral.
O Bloco de Caminhões teve dez certificações: a Iveco ganhou com o Semileve Daily 45-170, com depreciação de 12,5%; a Volkswagen levou em três categorias: Elétrico, com o 11-410 Delivery (-12,9%), Médio, com o 11-180 Delivery (-5,2%) e o Semipesado 24-280 Constellation 6×2, com -6,4%.
A Scania ganhou em duas categorias. Pesado entre 401 e 500 cv com o R-450 6×2 (-12,1%) e Pesado acima de 501 cv com o R-540 8×2 (-8%). E a Mercedes-Benz, além de levar o troféu de Campeão Geral, ganhou na categoria Pesado até 400 cv com o Atego 2730 6×4 (-12%).
Metodologia
O Selo Maior Valor de Revenda certifica os modelos que obtiveram o melhor desempenho de preço no mercado de usados, ou seja, os que menos perderam valor. O Estudo é feito desde 2001 e a partir de 2015 a Agência Autoinforme, em parceria com a Textofinal de Comunicação, faz a entrega das Certificações para o setor de Veículos Comerciais.
A pesquisa considera as nuances do mercado, detectando eventuais distorções provocadas por desequilíbrio, como uma oferta excessiva, com desova do produto no mercado ou, ao contrário, restrição de oferta, seja por estratégia comercial, seja por falta de estoque do produto. São anomalias que interferem diretamente no preço do modelo e, uma vez detectadas, são desconsideradas do estudo.
São eliminados do Estudo, veículos que não atingem um volume de vendas no período, ou seja, ficam fora na nossa linha de corte, conforme números no Renavam.
São consideradas as alterações técnicas no modelo durante o período do estudo: quando o veículo sofreu mudanças técnicas significativas, que influenciaram no preço, são descartados do Estudo.
O evento contou com a participação do empresário Marcelo Rodrigues, presidente do Setcesp – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo, que falou sobre a mudança radical porque passou o segmento dos veículos utilitários com a expansão das entregas urbanas nos últimos anos e da eletrificação da frota comercial no Brasil.
O Selo Maior Valor de Revenda Veículos Comerciais 2025 teve o apoio comercial da Citroën, Fiat, Renault e Volkswagen Caminhões.