
A participação dos veículos 4×4 obteve um importante crescimento importante nos últimos dez anos, passando de 166 mil unidades em 2015 para 245 mil somente entre janeiro e outubro deste ano. Se o volume de vendas não é muito expressivo, a participação no mercado total é bastante significativa. O segmento representava apenas 6,7% em 2015 e hoje é 12% do mercado de carros e comerciais leves, índice que pode crescer ainda mais com a soma das vendas de novembro e dezembro.
“O mercado brasileiro passou por uma forte expansão dos SUVs, muitos deles oferecendo versões AWD/4×4 independentemente do uso real off-road. Além disso, a consolidação de marcas como Jeep, Toyota e a expansão de picapes compactas e médias, ampliou de forma relevante a oferta e o mix de versões com tração integral”, avalia Murilo Briganti, da Bright Consulting, o que justifica, segundo ele, esse aumento expressivo dos off road.
Outros aspectos elevaram a pro0cira por esse tipo de veículo, segundo Murilo, como a percepção de segurança e robustez dos carros fora de estrada, o interesse por esses veículos após a pandemia e o papel do agronegócio como grande comprador de modelos 4×4, impulsionando volumes mesmo em anos de mercado total menor.
Com margens mais altas, as montadoras também estimularam a venda de versões 4×4, reforçando um ciclo de maior oferta, maior demanda e maior participação.
O crescimento dos fora de estrada
Ano 2015 2020 2024 Até Out/2025
Volume 166.524 208.402 288.803 245.895
Participação 6,7% 10,7% 11,6% 12,0%
Total 2.480.532 1.954.828 2.487.536 2.057.264
Fonte: Bright Consulting










