Montadora fabricava um carro só, com três carrocerias: Ka, Ka+ e Ecosport
O consumidor brasileiro vai continuar tendo carros da Ford pra comprar:
– a picape Ranger vem da Argentina
– o furgão Transit vem do Uruguai
– o SUV Bronco Sport vem do México
Todos sem pagar imposto importação, porque o Brasil mantém acordo com esses países.
Além dos carros que serão importados dos EUA
A Ford deixou de produzir no sexto maior mercado do mundo depois de cem anos. Mas não vai devolver os subsídios, dinheiro dado pelo governo a montadora quando da instalação da fábrica em Camaçari, na Bahia.
O governo (todos eles, da esquerda à direita) subsidiam a indústria automobilística. Nos últimos 16 anos, a indústria teria recebido da União benefícios de R$ 53 bilhões.
A Ford já vinha tirando o pé do acelerador faz tempo, não investindo em novos produtos, não atualizando seus modelos. “Seus modelos” modo de dizer, porque na verdade a Ford produzia aqui um carro só: Ka, Ka sedã e Ecosport são frutos de uma mesma plataforma em três carrocerias.
Então, como disse o colega Fernando Rodrigues:
…pensando bem, no que a Ford deixou depois de um século por aqui, com seus carros obsoletos e poluentes, talvez seja até um alívio. Vai com Deus, Ford.