– Pesquisa leva a Ford a investir em tecnologias de segurança e de assistência ao motorista
O jovem de 2015, a chamada geração Y, tem medos diferentes do que os seus pais tinham quando jovens.
Essa constatação foi resultado de uma pesquisa feita dos EUA com consumidores de 16 a 22 anos.
O levantamento indicou que esses jovens têm mais medo de motorista imprudente e distraído do que da morte.
O medo do outro motorista é maior também do que o medo de falar em público e o medo de bichos peçonhentos: cobra, aranha, escorpião.
O Estudo foi feito a pedido da Ford dos EUA, pra entender os desejos e preferências dos jovens consumidores. E revelou também que 65% deles são levados a comprar um carro que tenha mais tecnologia, que facilite algumas ações, como estacionar em vaga apertada. Eles querem também a eliminação do ponto cego (que impede você enxergar em todos os ângulos) e têm pavor de dirigir sem saber o caminho.
O estudo revelou, portanto que a tecnologia pode ser uma grande aliada para solucionar essas preocupações da nova geração.
Não por acaso as montadoras estão investindo em tecnologias de segurança e de assistência ao motorista, como:
– sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado,
– piloto automático adaptativo,
– alerta de colisão,
– sistema de permanência na faixa de rolamento.
Todos esses equipamentos já estão disponíveis em alguns carros vendidos no Brasil e o Focus, fabricado no Mercosul, traz na linha 2016 o assistente de frenagem autônomo (que evita colisões traseiras em velocidades de até 20 km/h) e o sistema de estacionamento automático para vagas paralelas e perpendiculares.