– Versão 2017 é bem equipada e custa R$ 69.990,00 na promoção
Aproveitando o sucesso de vendas de utilitário esportivo de entrada no mercado brasileiro, a JAC apresentou o T5 com câmbio automático, o primeiro modelo da marca chinesa a utilizar esta transmissão.
Segundo Sergio Habib, presidente da empresa, três em cada quatro consumidores de um carro desse segmento preferem o câmbio automático. Por isso, ele acredita que haverá um salto significativo nas vendas da marca com estreia dessa versão.
“Para fazer esse lançamento, conseguimos posicionar o T5 CVT em uma faixa de preços em que competem apenas concorrentes com câmbio manual. Numa comparação direta com um dos principais concorrentes do segmento, o T5 é mais equipado e custa R$ 20 mil a menos. Por isso temos grandes expectativas de vendas”, aposta. O jipinho chega com preço promocional de R$ 69.990,00, (depois vai para R$ 74.990,00).
O câmbio CVT foi desenvolvido pela Punch Power Train, da Bélgica, e conta com três modos de uso: Drive, ou modo de condução normal, objetivando conforto e economia de combustível; Sport, que conta com trocas em altas rotações, e Sequencial ou Manual: nesse modo, o motorista comanda o instante em que quer fazer as trocas de marchas. Por ser um câmbio CVT, que não possui marchas reais, mas uma relação continuamente variável, essa caixa oferece seis marchas virtuais, que podem ser comandadas pela alavanca no console central. A transmissão tem ainda a função WIN, que permite melhor rendimento nas arrancadas em pisos escorregadios, evitando que as rodas patinem.
Seguindo a proposta da marca de ter carros completos comparados com os concorrentes, o T5 tem diversos equipamentos, como: kit multimídia com tela de oito polegadas, conexão HDMI e bluetooth, leitor de MP3, entradas USB e SD Card e oferece a função link, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablets através da tela sensível ao toque. O sistema incorpora a câmera de ré que facilita as manobras de estacionamento.
O T5 tem ainda: controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, assistente de partida em rampas, distribuidor eletrônico de frenagem, assistente para frenagens de pânico, pedal inteligente de freio (que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente) e luzes diurnas de led. ´
O T5 tem o mesmo motor da versão manual, um 1.5 de quatro válvulas por cilindro e variador de fase no comando de admissão, com potência máxima de 125 cv a gasolina e 127 cv com álcool, a 6.000 rpm. O torque máximo é de 152 Nm (gasolina) e 154 Nm (etanol), ambos a 4.000 rpm. Esse motor dispensa o uso do tanquinho de gasolina para as partidas a frio.
A JAC Motors espera vender 300 unidades por mês.
Confira a lista completa de equipamentos:
LISTA DE EQUIPAMENTOS / JAC T5 CVT |
Alarme antifurto |
Ar-condicionado digital |
Assistente de partida em rampa |
Banco do motorista com ajuste de altura |
Banco traseiro dividido 60:40 e rebatível |
Bancos de couro |
Barras de teto longitudinais |
Câmera de ré |
Cintos de 3 pontos retráteis p/ os passageiros do banco traseiro |
Cintos dianteiros com pré-tensionador |
Computador de bordo |
Controle automático de velocidade com comando no volante |
Controle de estabilidade e tração |
Faróis de neblina |
Luz de rodagem diurna (DRL) por LEDs |
Luz traseira de neblina |
Monitor de pressão dos pneus |
Regulagem de altura de faróis |
Repetidoras das setas nos espelhos |
Retrovisores externos elétricos |
Sensor de estacionamento traseiro |
Sistema multmídia com tela de 8 polegadas e conexão HDMI, Bluetooth, MP3, USB, SD card e função Mirror Link |
Terceira luz de freio |
Tomada 12 V |
Travas elétricas com controle remoto, travamento a 15 km/h |
Vidros elétricos dianteiros e traseiros |
Volante com comandos multifunção |
Volante revestido em couro |
FICHA TÉCNICA JAC T5 CVT | |
MOTOR | |
Cilindrada (cm³) | 1.499 |
Potência (cv/rpm) | 125/6.000 (G) / 127/6.000 (A) |
Torque (m·kgf/rpm) | 15,5/4.000 (G) / 15,7 m·kgf/4.000 (A) |
TRANSMISSÃO | |
Fornecedor do câmbio/tipo | Punch Powertrain (Bélgica)/VT2 |
Câmbio | CVT, seis marchas virtuais com comando pela alavanca |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | Eixo de torção e barra estabilizador integrada ao eixo |
DIREÇÃO | |
Tpo | Caixa de pinhão e cremalheira, assistência elétrica |
Diâmetro mínimo de curva | n.d. |
FREIOS | |
Dianteiros | A disco ventilado |
Traseiros | A disco |
Controle | ABS, EBD e auxílio à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio, 6Jx16 |
Pneus | 205/55R16V, inclusive estepe |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.325 |
Largura | 1.765 |
Altura | 1.625 |
Distância entre eixos | 2.560 |
Bitola dianteira/traseira | 1.480/1.475 |
Distância mínima do solo | n.d. |
PESO | |
Em ordem de marcha (kg) | 1.220 |
Carga útil | n.d |
DESEMPENHO | |
Velocidade máxima (km/h) | 192 |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 12,3 |
CAPACIDADES | |
Tanque de combustível | 45 litros |
Porta-malas | 600 litros |