Top de linha, um carro de luxo para sete pessoas, esse SUV grande foi preparado para enfrentar qualquer tipo de terreno, com características como boa capacidade de rampa, bom ângulo de entrada e saída, facilidade para vencer valetas, lombadas e grande profundidade de travessia, ou seja: é um carro para enfrentar as irregularidades do terreno, próprio para uso no interiorzão do Brasil. Isto é, a GWM, está de olho no dinheiro do agronegócio.

Por outro lado, é um carro silencioso, elegante e sofisticado, bancos com ajustes elétricos para motorista e passageiro da frente, com memória e massagem. Teto solar panorâmico, o que dá uma sensação de amplitude e espaço de sobra para carregar tranqueiras pra praia e pro sítio.

Traz condução semiautônoma, iluminação adaptativa, estribo retrátil. Pelo aplicativo, você pode acionar o ar condicionado antes de entrar no carro. Na traseira, você vê o suporte de estepe, mas, na verdade, trata-se de um espaço para colocação de objetos. O estepe está dentro do carro.

O motor é diesel de 184 cavalos, tem dez anos de garantia. Queria destacar um sistema usado nas manobras, que reduz o giro em situações difíceis. Eu testei o equipamento. Funciona de verdade. E o carro entrega o que promete: elegante e sofisticado no asfalto e se mostrou valente no test-drive que participamos no Rio Grande do Sul, rodando por estradas de terra, caminhos de pisos irregulares com pedras soltas e se portou muito bem.

O preço do GWM Haval H9 diesel é R$ 319 mil.