A poluição do ar causada pelos veículos na cidade de São Paulo afeta diretamente a saúde das pessoas, principalmente aqueles que passam longos períodos no trânsito como motoristas, guardas de trânsito, passageiros e pedestres. Conforme o Instituto de Estudos Avançados da USP, respirar o ar da cidade é como fumar cinco cigarros por dia.
No entanto, a poluição tem sido reduzida nos últimos anos, principalmente por causa das leis que exigem a redução das emissões como o Proconve P8, que vale para veículos a diesel e exige adequação até 2023, e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecido pela ONU, que prevê a redução da poluição do ar até 2030.
A Umicore, empresa de tecnologia, tem investido na mobilidade limpa e desenvolve um filtro de partículas que diminui o impacto dos gases de efeito estufa.
O filtro é instalado no escapamento dos veículos e reduz até 90% da emissão de gases e da fumaça preta de foligem, retendo e convertendo as partículas poluidoras em gases limpos.
“O filtro é essencial para que os veículos se adaptem às legislações de redução de emissões e melhorem a qualidade do ar”, conta Miguel Zoca, gerente da Umicore.