DAF XF

A eletrificação é a tônica das novidades apresentadas na Fenatran, a maior exposição do setor de transportes da América Latina, que se realiza essa semana na São Paulo Expo. Volvo, DAF, Volkswagen, Iveco, Mercedes-Bez, Scania e Ford mostraram em seus estandes lançamentos, protótipos e modelos a serem testados no Brasil com a tecnologia elétrica.

A DAF apresentou suas opções no segmento como o XF, um caminhão pesado com 48cv de potência e 500 km de autonomia.

A Volkswagen, que já tem uma linha elétrica desde 2021 fabricada no Brasil, apresentou um portfólio em que valoriza todos os tipos de combustíveis visando a descarbonização, como o elétrico puro, o híbrido e o biometano.

Com o propósito de oferecer uma solução completa de serviço ao cliente, a Iveco também aposta no projeto multienergético, considerando que existe um combustível ideal para cada tipo de adequação no transporte de carga e mostrou em seu estande o e-Daily.

A Mercedes-Benz apresentou dois caminhões elétricos, que não estarão disponíveis imediatamente para venda mas rodarão no Brasil no próximo ano para avaliar as condições de uso, abastecimento e competência. São eles o e-Actros, que já roda na Europa, e o Canter, um caminhão urbano para 8 toneladas fabricado no Japão.

O caminhão 30G, outro pesado, este sim é um lançamento no Brasil e é o destaque no estande da Scania. Elétrico puro, o 30G será utilizado em aplicações regionais, ou seja, para médias distancias, de 200 a 300km.

A Fenatran, Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, foi aberta hoje na Expo São Paulo e vai até o dia 04 de novembro.