– Números já haviam sido divulgados aqui na sexta-feira, 2
– Entidade espera queda de 0,5% nas vendas em 2015
A federação dos distribuidores de veículos, Fenabrave, confirmou nesta terça-feira (6) os números de vendas de 2014 publicados pela Agência Autoinforme na manhã do dia, 2 de janeiro, última sexta-feira, e no blog O Mundo em Movimento, no Uol.
Foram vendidos no Brasil no ano passado 3.329.052 carros e comerciais leves, o que representou uma queda de 6,9% em relação a 2013 (e não queda de 7,4%, como noticiou a Folha no sábado dia 3).
As vendas totais, incluindo ônibus e caminhões, tiveram uma queda maior, de 7,15%, com total de 3.497.811 unidades de janeiro a dezembro.
Após divulgar os números de 2014, a Fenabrave anunciou que espera queda de 0,5% nas vendas de carros e comerciais leves este ano. Um dos principais fatores para esta expectativa é o baixo crescimento do País, a estimativa do PIB é de 0,5%, com isso, a expansão da indústria automobilística é afetada. Para o mercado de caminhões e ônibus é esperada uma queda de 1,1%.
Além disso, este ano o IPI dos carros volta as suas taxas normais, o que deve elevar o preço do carro 0K entre 3,5 e 4,5%. O aumento das taxas deve impactar nas vendas a partir de fevereiro, pois as concessionárias ainda contam com carros que foram faturados no ano passado com IPI menor.
Segundo Alarico Assumpção Junior,presidente da Fenabrave desde o dia 1º de janeiro, a nova lei de retomada do bem pelo banco em menor tempo em caso de inadimplência, deve levar pelo menos três meses para refletir no mercado, por isso, a entidade a sua projeção para o ano sem contar com a alavancada que a nova lei pode dar ao mercado, facilitando os financiamentos e aumentando os prazos.