A Volkswagen inaugurou nesta semana um novo Centro de Treinamento do Senai dentro da fábrica Anchieta, com objetivo atender o compromisso da montadora em oferecer aos jovens uma formação de alto nível, para enfrentar os desafios da indústria, além de oferecer oportunidade de crescimento profissional na maior fabricante de automóveis do País.

O projeto prevê a formação de alunos na área de mecatrônica, com especialização em veículos elétricos, para preparar o futuro que está em transformação, com a hibridização e eletrificação dos carros, e também novas tecnologias que estão chegando.

A escola conta com laboratórios de automação, de padrão global e incrementa o treinamento dos funcionários, oferecendo condições para a evolução técnica. “Agora, o próximo passo será a realização do sonho: a criação de um curso superior de engenharia dentro da Volkswagen”, disse o professor Ricardo Terra, do Senai.

A parceria entre a Volkswagen e o Senai vem de longe: começou em 1972, e já formou sete mil alunos. O projeto gera impacto econômico e social: a empresa recebe mão de obra qualificada e os jovens têm a oportunidade de integrar a teoria com a prática.

Atualmente o projeto reúne 120 alunos. Para entrar na escola é preciso ser filho, irmão ou enteado de um funcionário. E essa regra vem de longe. Uma família inteira fez o curso do Senai dentro da fábrica da Volkswagen. Começou com Dorival Durante, gerente executivo de Engenharia, depois veio o Henrique Durante, ferramenteiro e até a matriarca, a engenheira Lilian Colombo, participou na nova planta da escola Senai.

“O Senai faz parte da história da minha vida e começou bem lá atrás com meu marido e meu filho e eu ajudei a construir a nova área do Senai na fábrica. Tenho orgulho de fazer parte dessa nova história na Volkswagen

Luiz Cipolli Jr.