– Sentra, Focus, Fiorino e Logan foram os que mais cresceram. Spacefox, Classic, Celta e Punto despencaram. Veja lista
Sentra, Focus, Fiorino e Logan. Esses carros, que não são exatamente campeões de vendas, mas têm uma participação importante no volume da respectiva marca, tiveram um crescimento espantoso no ano passado. Praticamente dobraram as vendas em relação a 2013.
O Sentra foi o modelo que mais cresceu em relação ao volume comercializado em 2013. O sedã da Nissan fechou 2014 com 14.270 unidades, aumento de 111,4%. O Logan, da Renault, cujas vendas atingiram 46.466 unidades, cresceu 101,7% (foram apenas 23.036 carros vendidos em 2013).
Outro seda, o Focus, também está na lista dos que mais aumentaram as vendas no ano passado: o carro da Ford vendeu 23.804 unidades (contra 12.428 em 2013), um crescimento de 107% e o Fiorino, furgão da Fiat, vendeu 91,5% a mais: 23.804 unidades em 2014.
Todos eles foram remodelados, o que foi determinante para a maior aceitação do consumidor, mas os méritos também devem ser estendidos para as ações de marketing das montadoras, que obtiveram expressivos resultados num ano em que o mercado geral teve queda de vendas (-6,9%, veja aqui).
Dos quatro, o carro melhor classificado no ranking de vendas é o Logan, que fechou 2014 em 24º lugar.
Entre os carros mais vendidos, apenas Strada e Ônix apresentaram crescimento no ano passado, ambos com aumentos expressivos. A picape da Fiat, terceiro colocado n o ranking, vendeu 153.113 unidades, contra 122.856 em 2013, um crescimento de 24,6%, enquanto o Ônix, quatro colocado, vendeu 23,3% a mais: foram 150.841 unidades no ano passado.
Outros carros tiveram aumentos de vendas expressivos, como o Prisma, seda pequeno da GM, que vendeu 44,2% a mais (88.376 unidades), o Fusion (alta de 28,6%), o utilitário Master (+ 22,4%) e o Mitsubishi ASX, que vendeu 20,1% a mais em 2014.
Os perdedores
Spacefox, Classic, Celta e Punto. O que esses quatro carros têm em comum? Todos eles são projetos antigos, modelos que não se renovaram nos últimos anos ou recebem alterações superficiais. Além disso, enfrentaram novos concorrentes.
O resultado, você vê claramente na tabela dos perdedores: eles são os quatro carros que mais perderam vendas em 2014. O Spacefox foi o campeão: vendeu 49,4% a menos: foram 10.282 unidades em 2014, contra 20.309 no ano anterior. O Classic perdeu 44,3% (passou de 86.948 para 48.405 unidades), o Punto caiu de 40.408 para 24.649 unidades (- 42,9%) e o Celta vendeu 32 mil carros a menos (74.655 contra 42.654).
Uno e Gol, os dois primeiro colocados no ranking dos mais vendidos em 2013, também tiveram perdas expressivas: o pequeno da Fiat vendeu 33,7% a menos e o Gol -28,1%.
Clio, Idea, Amarok, Jetta, Frontier e Cruze também estão entre os carros que mais perderam em 2014. Veja a tabela.
Quem mais cresceu
Comparativo por modelo 2013 x 2014
Class. | Marca / Modelo | 2013 | 2014 | |
Qtd. | Qtd. | Evol. % | ||
1º | NISSAN SENTRA | 6.751 | 14.270 | 111,4 |
2º | FORD FOCUS SEDÃ | 8.657 | 17.916 | 107 |
3º | RENAULT LOGAN | 23.036 | 46.466 | 101,7 |
4º | FIAT FIORINO | 12.428 | 23.804 | 91,5 |
5º | FORD KA | 26.255 | 43.838 | 67 |
6º | HYUNDAI IX35 | 10.369 | 15.316 | 47,7 |
7º | GM PRISMA | 61.306 | 88.376 | 44,2 |
8º | HONDA FIT | 40.644 | 53.700 | 32,1 |
9º | FORD FUSION | 9.564 | 12.302 | 28,6 |
10º | FIAT STRADA | 122.856 | 153.113 | 24,6 |
11º | GM ONIX | 122.340 | 150.841 | 23,3 |
12º | RENAULT MASTER | 10.048 | 12.302 | 22,4 |
13º | MITSUBISHI ASX | 10.116 | 12.153 | 20,1 |
14º | TOYOTA COROLLA | 54.106 | 63.299 | 17 |
15º | VOLKSWAGEN GOLF | 13.786 | 16.106 | 16,8 |
16º | VOLKSWAGEN SAVEIRO | 72.374 | 83.026 | 14,7 |
17º | PEUGEOT 208 | 20.729 | 23.521 | 13,5 |
18º | HYUNDAI TUCSON | 16.213 | 18.178 | 12,1 |
19º | TOYOTA ETIOS HATCH | 34.803 | 38.814 | 11,5 |
20º | TOYOTA HILUX SW4 | 12.355 | 13.660 | 10,6 |
21º | KIA SPORTAGE | 9.440 | 10.381 | 10 |
22º | FORD RANGER | 22.081 | 24.135 | 9,3 |
23º | FIAT PALIO | 171.878 | 183.747 | 6,9 |
24º | TOYOTA HILUX | 42.627 | 43.309 | 1,6 |
25º | NISSAN MARCH | 24.257 | 24.654 | 1,6 |
26º | TOYOTA ETIOS SEDÃ | 27.237 | 27.606 | 1,4 |
27º | VOLKSWAGEN UP | 108 | 58.895 | – |
28º | GM TRACKER | 2.388 | 14.171 | – |
29º | HYUNDAI HB20S | 35.384 | 59.940 | – |
Quem mais perdeu
Comparativo por modelo 2013 x 2014
Class. | Marca / Modelo | 2013 | 2014 | |
Qtd. | Qtd. | Evol. % | ||
1º | VOLKSWAGEN SPACEFOX | 20.309 | 10.282 | -49,4 |
2º | GM CLASSIC | 86.948 | 48.405 | -44,3 |
3º | GM CELTA | 74.655 | 42.654 | -42,9 |
4º | FIAT PUNTO | 40.408 | 24.649 | -39 |
5º | FORD FIESTA SEDÃ | 37.545 | 23.944 | -36,2 |
6º | FORD FOCUS HATCH | 19.343 | 12.633 | -34,7 |
7º | FIAT UNO | 184.375 | 122.269 | -33,7 |
8º | RENAULT CLIO HATCH | 29.913 | 20.301 | -32,1 |
9º | FIAT IDEA | 23.452 | 16.777 | -28,5 |
10º | VOLKSWAGEN GOL | 255.073 | 183.367 | -28,1 |
11º | VOLKSWAGEN AMAROK | 24.195 | 17.850 | -26,2 |
12º | VOLKSWAGEN JETTA | 14.351 | 10.600 | -26,1 |
13º | NISSAN VERSA | 20.730 | 15.400 | -25,7 |
14º | NISSAN FRONTIER | 15.596 | 11.589 | -25,7 |
15º | GM CRUZE HATCH | 22.466 | 17.050 | -24,1 |
16º | GM MONTANA | 46.712 | 35.735 | -23,5 |
17º | VOLKSWAGEN FOX | 129.937 | 101.341 | -22 |
18º | GM COBALT | 59.690 | 47.060 | -21,2 |
19º | FORD FIESTA HATCH | 136.727 | 108.393 | -20,7 |
20º | FORD ECOSPORT | 66.103 | 54.262 | -17,9 |
21º | FIAT SIENA | 129.837 | 106.974 | -17,6 |
22º | VOLKSWAGEN VOYAGE | 89.760 | 75.138 | -16,3 |
23º | HONDA CITY | 29.245 | 24.731 | -15,4 |
24º | CITROEN C3 | 33.671 | 28.745 | -14,6 |
25º | HONDA CIVIC | 60.973 | 52.264 | -14,3 |
26º | GM SPIN | 41.984 | 36.797 | -12,4 |
27º | FIAT PALIO WEEKEND | 20.704 | 18.332 | -11,5 |
28º | MITSUBISHI PAJERO | 16.506 | 14.748 | -10,7 |
29º | GM CRUZE SEDÃ | 26.528 | 24.507 | -7,6 |
30º | RENAULT SANDERO | 102.521 | 95.385 | -7 |
31º | GM S10 | 54.177 | 50.761 | -6,3 |
32º | FIAT DUCATO | 12.740 | 12.208 | -4,2 |
33º | MITSUBISHI L200 | 21.372 | 20.572 | -3,7 |
34º | RENAULT DUSTER | 50.223 | 48.876 | -2,7 |
35º | HYUNDAI HB20 | 122.331 | 119.788 | -2,1 |
36º | FIAT DOBLO | 16.501 | 16.332 | -1 |