– Vendas, que já foram de 16,5 mil mensais, descambam para menos de três mil
Se as montadoras estão sofrendo com as vendas este ano, caíram 21% até maio, as importadoras estão numa situação ainda pior. Bem pior. De janeiro a maio o setor teve uma queda de 44,5%.
Não bastasse a crise econômica, que afugenta o consumidor das concessionárias, levando-os a optar pelo carro usado nesse momento de dificuldades, o setor de importados enfrenta mais dois grandes problemas: um momentâneo, outro crônico.
O primeiro é o dólar, que a R$ 3,60, acaba inviabilizando muitos negócios. Tem carro que custaria que o dobro hoje ao importador, caso não obtivesse subsídio da matriz, o que a maioria das importadoras consegue, mas não o suficiente pra manter o preço e a margem de lucro.
O problema crônico é o imposto adicional de 30 pontos percentuais, além do imposto de importação e demais tributos pagos pelo carro fabricado no Brasil.
Esse quadro (além da recessão econômica) é que leva o setor a ter um desempenho pífio.
Pra você ter uma idéia, as vendas de importados no mês passado foram de 2.696 unidades (isso dividido por 18 marcas).
Uma miséria em relação a 2011, quando o setor vendia mais de 16 mil carros por mês.
“É verdade que o mercado interno de veículos está temporariamente em baixa, mas no caso dos veículos importados é impossível vender carros fora de cota estabelecida com 30 pontos percentuais a mais no IPI, aliado ao dólar na casa de R$ 3,60”, resumiu José Luiz Gandini, presidente da Abeifa.
O dirigente disse que a Abeifa espera que o Governo reveja os 30 pontos percentuais, “medida criada pela administração anterior sem qualquer critério e que contraria inclusive e frontalmente as normas da Organização Mundial do Comércio. Está e a razão do nosso pleito de isonomia de tratamento ao setor. Precisamos que medidas urgentes sejam tomadas para evitar a insustentabilidade dos negócios das importadoras e de suas redes de concessionárias”, enfatizou Gandini.
Em 2011, as associadas à Abeifa venderam por 199 mil carros, tinham uma rede de 848 concessionárias, geravam 35 mil empregos diretos e recolhiam R$ 6,5 bilhões de impostos. Hoje são 450 concessionárias, 13,5 mil empregos recolhimento de impostos de R$ 2,1 bilhões.
O Kia Sportage foi o importado mais vendido em maio, com 311 unidades, seguido por: Land Rover Discovery Sport com 245 unidades, Land Rover Evoque com 192 unidades, Volvo XC60 com 165 e, na quinta posição, Lifan X60 com 130 unidades.