Marca entra num segmento maior e mais concorrido com o seu novo elétrico puro

O objetivo da Volvo com a chegada do elétrico puro EX30 não é nada modesto. Somados ao XC60 e ao XC90, que são líderes em seus segmentos, a empresa busca nada menos do que a liderança do mercado automotivo premium.

“Estamos muito confiantes, vamos dobrar de tamanho, confiem e apostem nisso”, resumiu o diretor de Vendas da Volvo Car Brasil, Christian Becker Sahd.

O ânimo do pessoal da Volvo Car tem por base a boa aceitação do público quando o carro foi apresentado, em setembro do ano passado; daí a expectativa de boas vendas, esperança de que ele seja um dos modelos mais vendidos, dobrando as vendas da marca até o final do ano.

O carro traz uma plataforma nova e com muita tecnologia. Tem uma longa distância entre eixos (2,6m), rodas de 18, 19 e 20 polegadas, dependendo da versão. Mas os equipamentos de segurança estão em todas as versões: seis airbags, sistema de proteção contra impactos laterais, de mitigação de colisões e de prevenção de lesões na coluna cervical, ancoragem para cadeirinhas infantis, detector facial de fadiga do motorista, assistente de partida em rampas com controle de embalo em descidas, alerta de abertura de portas com sensor de presença externo, piloto automático adaptativo (ACC), alerta de ponto cego, de tráfego cruzado e de mudança de faixa com assistente de direção, monitoramento de pressão dos pneus.

O trem de força fica na parte baixa da plataforma, proporcionando baixo centro de gravidade, com 272 cavalos de potência e 343 Nm. Acelera até 100 km/h em 5,7 segundos (na versão Core Single Motor) ou em 5,3 segundos (nas demais opções: Core Extended Range, Plus e Ultra). Segundo o Inmetro, a versão Core Single Motor, com bateria de 51kW, tem autonomia de 250 km, enquanto as demais, equipadas com bateria de 69kW, têm 338 km.

O painel central tem 12,3 polegadas, reproduz informações de bordo, além de dispor do sistema Google, duas entradas USB-C na dianteira, sendo que a partir da versão Plus tem entradas na traseira, carregador de celular por indução, e sistema de som de 1.040 watts), com nove alto-falantes, soundbar e subwoofer.

A Volvo montou um estúdio no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, onde vai apresentar o EX30 aos visitantes:
“O EX30 é um produto novo e que carrega uma linguagem de design exterior e interior muito moderna e nova para a marca, por isso queremos apresentá-lo ao maior número de pessoas possível. Além da ação no Shopping JK Iguatemi, faremos um trabalho de sustentação extenso com nossos carros de frota em ativações e oportunidades por todo o Brasil. A cereja do bolo será a campanha de mídia que faremos para a chegada do carro nos meses de maio e junho, que inclui TV e mídia exterior”, disse Mirella Cambrea, diretora de Marketing da Volvo Car Brasil.

Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, avalia que, com o EX30, a Volvo dá um passo grandioso no sentido de ampliar a participação no mercado brasileiro.
“Estamos saindo de um segmento de nicho, que movimenta 50 mil carros ao ano, para uma faixa bem maior da indústria, que gira em torno de 500 mil unidades, que chamamos de segmento expandido. É este tipo de crescimento que o EX30 vai nos proporcionar”, disse o presidente, destacando que a marca está entrando num segmento novo, maior e com maior concorrência.

“A expectativa é grande para a chegada e vermos muitos veículos nas ruas vai atiçar a curiosidade do público. Quem for dirigir, com certeza irá se apaixonar”, reforça Guilherme Galhardo, da Volvo Car Brasil.

Diante disso, a empresa prevê crescimento da rede de concessionárias, passando das 47 atuais para 53 até o fim do ano.

Os preços são:
Core – a partir de R$ 229.950,00
Plus – R$ 277.950,00
Ultra – R$ 293.950,00